Saúde de Pirapora divulga Julho Amarelo de alerta contra hepatites virais
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Saúde de Pirapora divulga Julho Amarelo de alerta contra hepatites virais

on 27 Julho, 2016

Vinculado a secretaria municipal de saúde (SESAU), o Centro de Promoção à Saúde (CEPS) - serviço especializado em doenças sexualmente transmissíveis/DST’s, HIV/AIDS e hepatites virais - é considerado pelo Governo do Estado um órgão de excelência e referência regional. Neste mês de julho, o Centro está se dedicando especialmente à campanha de alerta, prevenção e controle das hepatites virais.

“Isso não significa que a prevenção à doença deva ser menor nos demais meses do ano, muito pelo contrário, a cada dia deve-se aumentar a atenção porque as hepatites virais são as principais causas de câncer no fígado. Ações educativas e de conscientização sobre o perigo das hepatites virais, coordenadas pela SESAU e pelo CEPS, estarão sendo intensificadas neste período”, explicou o Secretário municipal, Rogério Pontes.

De acordo com o Ministério da Saúde, 3 milhões de brasileiros estão infectados pela hepatite C, mas não sabem que têm o vírus. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 3% da população mundial, seja portadora de hepatite C crônica. “A falta do conhecimento da existência da doença é o grande desafio, por isso a recomendação é que todas as pessoas com mais de 45 anos de idade façam o teste (gratuitamente) e, no caso positivo, façam o tratamento que está disponível na nossa rede pública de saúde”, frisa o Prefeito Léo Silveira.

Transmissão e cuidados extras

“As hepatites virais são doenças silenciosas, causadas por vírus que prejudicam o fígado. As hepatites podem levar à cirrose e ao câncer. As hepatites b e c são doenças transmitidas pelo contato sexual ou contato com sangue. Além de usar preservativos e tomar as 3 doses da vacina, é preciso vacinar também as crianças, não compartilhar material de uso pessoal (alicates de cutícula, lâminas de barbear, escova de dentes, agulhas etc)”, explica Luis Henrique de Souza Cunha, Coordenador do CEPS.

“No caso das tatuagens e piercings, é preciso ficar atento, realizando tais procedimentos somente com profissionais e locais realmente autorizados. É necessário que todo o material utilizado seja esterilizado ou descartável. Com este e vários outros cuidados, convidamos toda a população piraporense a participar do Julho Amarelo (mês de prevenção e combate às hepatites virais), inclusive fazendo o teste”, acrescentou Luis Henrique, agradecendo o apoio do Prefeito Léo Silveira à campanha de saúde.

Programação em Pirapora

A campanha de saúde foi iniciada em Pirapora com uma panfletagem entre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres nos semáforos da Avenida Brasil e da Rua Rio Grande do Sul. No próximo dia 18/07, será promovida uma palestra de biossegurança voltada para manicures e tatuadores (no Centro de Educação permanente, às 15 horas). No dia 23, na orla fluvial, acontecerá uma pedalada da saúde - para divulgar a campanha - e no dia 28 (Dia mundial de combate às hepatites) serão realizadas testagens em algumas praças públicas da cidade, das 08 às 13 horas. Mais informações pelo fone (38) 3740-6001.

Autor(a): Max Rocha Fotos: Ivan Rodrigues