Servidores da Saúde de Pirapora são capacitados para doações de leite materno
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Servidores da Saúde de Pirapora são capacitados para doações de leite materno

on 28 Junho, 2016

A Nutricionista clínica (responsável técnica pelo posto de coleta de leite humano da Fundação Hospitalar Dr. Moisés Magalhães Freire - FHMMF), Terezinha Azevedo Leite, participou da recente capacitação voltada para os agentes comunitários de saúde e técnicos de enfermagem atuantes nas unidades do Programa de Saúde da Família/PSF em Pirapora.

O evento aconteceu no Centro de Educação permanente em saúde (CEPS) - espaço conjunto ao Centro de Especialidades Médicas – CEM. A capacitação foi organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), através da Coordenadora de eventos e mobilização, Ângela Calixto. O evento fez parte das diretrizes estabelecidas pela campanha do Selo UNICEF.

“Desta maneira, os agentes de saúde e técnicos de enfermagem atuantes nos postos de saúde dos bairros, estarão trabalhando com a orientação de melhorarmos os indicadores de desenvolvimento, qualidade de vida e assistência à saúde infantil, contribuindo direta e indiretamente para ampliar a atenção às crianças e adolescentes”, explicou o Secretário municipal de Saúde, Rogério Geraldo Pontes.

“Para a criança, leite é vida”

Terezinha Azevedo explicou detalhadamente a estrutura e funcionamento do banco de leite humano instalado na Fundação Hospitalar, salientando, principalmente, a importância do trabalho realizado nas unidades básicas do PSF para sensibilizar doadoras e doadores, nas comunidades, de leite materno e de recipientes de vidro com tampas de plástico – para acondicionamento deste leite.

A nutricionista também informou aos agentes e técnicos como orientar as mulheres doadoras de leite e realizar a triagem para coleta do mesmo, além do preenchimento dos formulários de controle. “Após o recebimento do leite, este será enviado para pasteurização e retornará para Fundação hospitalar, pronto para o consumo dos bebês atendidos na UTI Neonatal”, disse Terezinha.

Doar leite materno é salvar vidas

A Agente de Saúde do PSF/Bairro Nova Pirapora, Elaine Clemente Barbosa, e a Auxiliar de Enfermagem da UAP, Sara Rodrigues da Mata Meira, aprovaram a capacitação. “Não sabíamos da existência do banco de leite na FHMMF. Agora, vamos informar as gestantes que nos procuram e incentivá-las a doar, afinal, doar leite materno é salvar vidas”, disseram.

Por sua vez, o Prefeito Léo Silveira destacou, que “a participação maciça dos servidores das unidades básicas dos PSFs na capacitação (o leite materno é essencial para os bebês, principalmente os que estão internados) e enalteceu a parceria entre o município e a Fundação hospital, tanto no acolhimento dos bebês como na melhoria do atendimento de saúde especialmente voltado para a infância”.

Autor(a): Max Rocha

Fotos: Aercio Arley/FHMMF