Pirapora fecha parceria para desenvolver a saúde infantil no município
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Pirapora fecha parceria para desenvolver a saúde infantil no município

on 28 Julho, 2016

No início do mês de junho, no gabinete do Prefeito Léo Silveira, foi assinado o termo de parceria entre a Prefeitura, Secretaria municipal de Saúde (SESAU) e a Pastoral da Criança atuante nas Paróquias de Nossa Senhora de Fátima (Bairro Santos Dumont), Sagrado Coração de Jesus (Bairro Cícero Passos) e São Sebastião (no centro da cidade).

“O objetivo da aliança é estreitar o apoio mútuo entre os envolvidos no desenvolvimento de várias atividades de interesse público, voltadas especialmente para a saúde infantil e apoio às famílias”, frisou o prefeito. Para tal, todos os Agentes comunitários de saúde (ACS’) seriam capacitados pela pastoral, agregando mais conhecimento e experiência no atendimento da atenção básica às crianças e também às gestantes.

Nos dias 07 e 08/07, no Centro de Educação permanente em saúde (CEPS), aconteceu o pontapé inicial da capacitação dos agentes comunitários (divididos em três turmas), pela Pastoral do Sagrado Coração de Jesus, com os coordenadores auxiliados por multiplicadores e líderes pastorais, explicou Ângela Calisto, responsável pelos eventos e mobilização social da SESAU.

Saúde busca o selo UNICEF

“Na ocasião foram entregues os kits de trabalho para os nossos agentes e promovido um momento de reflexão sobre a importância deste trabalho junto à comunidade. Este trabalho firmado entre a prefeitura e a pastoral agrega valor, troca conhecimentos e faz a diferença dentro das metas e estratégias da saúde piraporense, que contempla a conquista do selo UNICEF 2016”, comentou o secretário municipal de saúde, Rogério Pontes.

A agente de saúde, Vera Sobreira, também destacou a importância da parceria. “Aprendemos muito quando fizemos a primeira capacitação, conferindo o grande número de crianças assistidas pela pastoral através de acompanhamento nutricional, ingestão de alimentos naturais e orientações dirigidas às mães, mudando hábitos e melhorando bastante sua qualidade de vida”, disse.