Selo Unicef: Pirapora em favor da criança e do adolescente
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Selo Unicef: Pirapora em favor da criança e do adolescente

on 27 Junho, 2016

Os avanços conquistados na área social durante os últimos 3 anos, em Pirapora, foram apresentados na terça-feira (21/06), no Centro de Convenções, durante o 2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF. Pirapora é candidata ao título de município aprovado pelo selo (edição 2013-2016), cuja solenidade acontecerá em Brasília, no dia 22.

Em sua 4ª edição, o selo tem como objetivo mobilizar os municípios para atuarem em ações, programas e projetos em prol dos direitos e da proteção das crianças e adolescentes, melhorando os indicadores de desenvolvimento infantil na saúde, educação, ação social, esporte e outros setores.

Na abertura do Fórum, o hino nacional foi apresentado pelos alunos da APAE. Os participantes que prestigiaram o fórum e a mostra de ações estratégicas, oficinas e avanços em prol da infância e juventude de Pirapora, recepcionados pelo Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA).

Atrações artísticas e culturais como o Grupo Araçá (de dança e música e teatro) e a Associação Baticundum (música e percussão) abrilhantaram o evento. Também foram apresentados vários vídeos-temáticos sobre Pirapora, orientações sobre a importância da vigilância nutricional (segurança alimentar), a importância da UTI neonatal e do Projeto “Caravana da Cidadania”.

A principal articuladora do Selo UNICEF em Pirapora, Carla Valéria Soares Vita, afirmou que o município cumpriu com todas as metas estabelecidas em relação às estratégias de políticas públicas e participação social em prol da infância e juventude. “Este é o momento de agradecer todos: Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), secretarias municipais, Conselho Tutelar, Conselho municipal da Juventude (CMJ), agentes socioeducativos e de saúde, programas sociais, desportistas etc”, disse.

“Estamos compartilhando os resultados com a população, demonstrando o que de concreto está acontecendo em nossa cidade. Em Pirapora, realizamos uma série de atividades, através do Plano de Ação municipal. Hoje, com muita alegria recebemos a mediadora Maria Alice, que veio para avaliar os projetos desenvolvidos pelo nosso município”, destacou Carla Valéria.

Reconhecimento internacional

O Presidente do CMDCA, Valter Dantas de Castro, destacou a importância do conselho. “Nosso foco é desenvolver projetos e programas que beneficiem crianças e adolescentes, para que elas tenham um futuro melhor. O Selo Unicef é importante e beneficia tanto a juventude como também a cidade, que recebe o reconhecimento internacional pelas ações desenvolvidas”, explica.

Por sua vez, o Prefeito Léo Silveira afirmou que “as pessoas tem o costume de associar o amor ao prazer, mas é muito mais importante associar o amor à responsabilidade e ao compromisso. Ter um filho é de uma responsabilidade muito grande, haja vista a quantidade de processos de pensões alimentícias na Comarca de Pirapora. Para se ter um filho é necessário um planejamento familiar e se preparar para receber a vida que vai chegar. Assim, pôr um filho no mundo é um ato que exige muita responsabilidade”.

Mortalidade infantil, vacinação e creches

“Não basta dizer que a criança é prioridade, as ações em prol do bem-estar, saúde e educação são fundamentais. A redução do índice de mortalidade infantil é uma conquista das equipes do PSF e de todos aqueles profissionais dedicados que se somam para garantir os direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes. É preciso cumprir a meta de imunização, com 95% das nossas crianças vacinadas, e ainda temos que garantir o direito a creche para as crianças de 0 a 3 anos”, acrescentou o Prefeito.

Merenda escolar e quadras poliesportivas

“A atual demanda de Pirapora é de 550 crianças aguardando vagas nas creches, por isso vamos oferecer mais 200 novas vagas. O aumento das calorias e do valor nutricional da merenda escolar precisa ser uma política pública prioritária, pois a maioria destas crianças tem nesta refeição o seu principal alimento diário. Vamos entregar também 2 novas quadras poliesportivas, aumentando os espaços públicos de lazer, autorizando a convocação (por meio de concurso) de um profissional de Educação física para cada quadra. Esporte é saúde e mais qualidade de vida para os jovens”, concluiu o prefeito piraporense.

Autor(a): Kelly Cristina

Fotos: Ivan Rodrigues