Última CIB-SUS/MG do ano destaca Projeto de Oftalmologia para o SUS e a importância da Vacinação
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Última CIB-SUS/MG do ano destaca Projeto de Oftalmologia para o SUS e a importância da Vacinação

on 08 Dezembro, 2022

Na última quarta-feira, 07 de dezembro, a Comissão Intergestores Bipartite de Minas Gerais (CIB-SUS/MG) realizou a 292ª Reunião Ordinária no Auditório JK, na Cidade Administrativa, deliberando sobre importantes pautas para a saúde pública de Minas Gerais, com transmissão ao vivo aqui.

Na mesa diretiva, o Presidente do COSEMS/MG, Eduardo Luiz da Silva; o Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, o Subsecretário de Gestão Regional, Darlan Venâncio Thomaz Pereira, e a Secretária Executiva da CIB-SUS/MG, Cássia Aparecida Nogueira.

Fábio Baccheretti iniciou a reunião destacando, entre outros pontos, a Rede de Oftalmologia e o papel do COSEMS/MG por desenvolver a nova política. “É uma grande conquista para o Sistema Único de Saúde (SUS) de Minas Gerais essa linha de cuidado e fica o desafio para, logo no início do próximo ano, discutirmos a resolução de operacionalização dela”, afirmou. O Secretário de Saúde de Minas Gerais ainda destacou a atuação da CIB-SUS/MG e do COSEMS/MG enquanto “centros de pactuações e de melhoria na assistência de saúde do estado”, afirmou.

Já o Presidente do COSEMS/MG, Eduardo Luiz, destacou a atuação dos presentes em 2022. “Na última CIB do ano, temos a certeza de que fizemos um grande trabalho em Minas Gerais, trabalhando para que a nossa população tenha saúde de qualidade e, fundamentalmente, pelo segundo ano consecutivo, Minas vai cumprir os 12% efetivamente de dinheiro na conta dos municípios para a execução de ações propostas nas deliberações”, disse.

Dentre as apresentações, o Projeto “Práticas Corporais nos Polos de Academias de Saúde de Minas Gerais: formação de instrutores de Tai Chi Chuan e Qi Gong”, iniciativa da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) e do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) Campus Sabará.

De acordo com Daniela Campos, da Diretoria de Promoção da Saúde, o curso irá contemplar todo o estado, oportunizando vaga a todos os municípios. “No primeiro ano vão ser cerca de 4 turmas sendo que a iniciativa visa fortalecer os polos da academia enquanto equipamento de promoção da saúde e qualificação do acesso das práticas trabalhando a melhoria da qualidade de vida, redução de dores crônicas e redução do quadro de morbimortalidade”, afirmou.

Os presentes ainda acompanharam a apresentação da Josiane, da Coordenação Estadual de Programação        de Imunizações, sobre as campanhas de Vacinação contra a Covid-19, a Influenza e a Poliomielite e Multivacinação 2022. “Agradecemos todas as equipes que trabalharam em prol da vacinação neste ano, sabemos do esforço, o compromisso e a dedicação de cada um para que todas as campanhas aconteçam nos territórios e cada pessoa seja vacinada”, afirmou.

Ao longo da 292ª Reunião Ordinária foram feitas diversas pactuações, começando pela reprogramação da média complexidade hospitalar em obstetrícia para os municípios pertencentes às macrorregiões de saúde Leste, Leste do Sul, Nordeste, Noroeste, Oeste, Sudeste, Triângulo do Norte e Triângulo do Sul. Conforme Lidiane, da Diretoria de Programação Pactuada Integrada, a inclusão de um novo artigo visa considerar três municípios da macro Leste, que solicitaram remanejamento durante o processo de pactuação. “Pedimos que seja rediscutida no território para que se chegue a um consenso”, disse.

Rede de Oftalmologia

Também foi pactuada a Rede de Atenção em Oftalmologia no âmbito do SUS, apresentada por Fernanda, da Coordenação de Atenção Especializada Ambulatorial, que expôs no corpo da deliberação as diretrizes, os componentes da Atenção Primária, da Atenção Especializada Ambulatorial e Hospitalar em Oftalmologia, em Reabilitação Visual, a organização da Rede, a metodologia para distribuição dos serviços por macrorregião agregada, quem como questões de financiamento e de monitoramento.

Segundo ela, a iniciativa é uma demanda histórica. “É uma grande alegria essa Rede, fruto de grandes discussões entre vários membros da SES e do COSEMS. É uma nova política que inauguramos que traz, desde a Atenção Primária toda uma linha de cuidado para tratar preventivamente e dar a possibilidade àqueles que têm problemas como catarata e glaucoma poder enxergar melhor”, finalizou.

 

WhatsApp Image 2022 12 08 at 08.04.30

WhatsApp Image 2022 12 08 at 08.04.31 1

 

WhatsApp Image 2022 12 08 at 08.04.37

WhatsApp Image 2022 12 08 at 08.04.36