Dezembro Vermelho e Laranja alertam sobre HIV, AIDS e Câncer de Pele
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Dezembro Vermelho e Laranja alertam sobre HIV, AIDS e Câncer de Pele

on 01 Dezembro, 2022

 

Neste mês, a campanha Dezembro Vermelho o objetivo de conscientização a população sobre a prevenção e o tratamento precoce contra o HIV, AIDs e outras doenças sexualmente transmissíveis.

A AIDS é uma doença causada pelo vírus HIV, atacando o sistema imunológico e podendo ser transmitido por esperma, secreção vaginal, sangue ou leite materno. Entre os sintomas, fraquezas, náuseas e vômitos, febre, falta de apetite, dores musculares.

Alguns cuidados são necessários para evitar o vírus, como utilização de camisinha durante a relação sexual, exigir material descartável ou esterilizado em consultórios, não compartilhar objetos cortantes como agulhas, lâminas ou seringas, utilizar luvas ao mexer em feridas e líquidos contaminados e, quanto às grávidas, fazer teste HIV no pré-natal e, caso dê positivo, o médico orientará.

Já o Dezembro Laranja alerta a população sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele. No país, é a doença com maior incidência entre a população, com 176 mil novos casos ao ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).         

O filtro solar não é a única forma de prevenção sendo indicado o uso de óculos escuros, chapéus de abas largas, roupas que cubram boa parte do corpo e protetor solar com fator mínimo 30. É preciso, ainda, redobrar a atenção durante o verão.

SAÚDE PÚBLICA:

No Sistema Único de Saúde (SUS) existe tratamento para câncer de pele melanoma e não melanoma de forma integral e gratuita; todas as pessoas diagnosticadas com HIV recebem tratamento pelo SUS, trazendo benefícios como diminui as complicações relacionadas às infecções pelo HIV, reduz a transmissão do vírus, melhora a qualidade de vida da pessoa e diminui a mortalidade.