27º Encontro da Série: “COSEMS 30 anos – Dialogando com a história”
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

27º Encontro da Série: “COSEMS 30 anos Dialogando com a história”

on 16 Novembro, 2021

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG) realizou na tarde desta terça-feira (16/11), o 27º episódio da Série: “COSEMS 30 anos – Dialogando com a história,” uma programação comemorativa da trajetória da instituição que completa 30 anos de grandes conquistas e histórias para a saúde pública dos mineiros.

Neste episódio, a Coordenadora da Área Técnica Paola Soares Motta e a 1ª Secretária do COSEMS/MG e Secretária Municipal de Saúde de Ituiutaba, Sandra Aparecida Barbosa receberam os convidados especiais Eugênio Vilaça Mendes e João Batista Silvério.

Dr. Eugênio Vilaça é cirurgião-dentista, especialista em Planejamento de Ações de Saúde, Professor e fundador do Curso de Odontologia da PUC/Minas, Escritor, Consultor internacional, também atuou durante 11 anos na Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) à frente da Unidade de Serviços e Sistemas de Saúde da Representação do Brasil e no Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). Ao longo de sua trajetória profissional participou de importantes movimentos sociais, como o Projeto do Norte de Minas, em Montes Claros, o IPPEDASAR, projeto de regionalização da saúde de Minas Gerais que tomou forma e se desenvolveu no âmbito nacional, como o berço da criação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Sobre as perspectivas para a saúde pública, Eugenio destacou que a COVID é uma pandemia muito complexa que trouxe mortes, atrasos de procedimentos e condições crônicas que irão pressionar o sistema por um bom tempo. Para ele, a COVID é uma sindemia, portanto não pode ser respondida apenas com o arsenal de intervenções biomédicas, também é preciso ter intervenções sobre a desigualdade social. “Precisamos fazer uma reflexão profunda sobre os nossos erros, não podemos aceitar impunimente essas 600 mil mortes. Temos que rever toda estratégia de enfrentamento,” pontuou.

lIVE271611

Dr. João Batista contou que entre 1972 e 1973, teve sua trajetória ligada ao Dr. Eugênio, pois também trabalhou em Montes Claros, no IPPEDASAR, na equipe que teve como missão conceber o modelo teórico que originou o SUS. Relatou que a partir de 1974, sua rotina de trabalho se tornou intensa, chegando a 60 horas seguidas, em uma tríplice militância, como Pediatra Clínico, atendendo em consultórios e pronto-socorro, Professor de Pediatria e Saúde Coletiva, um dos diretores e criadores da Escola Técnica de Saúde da Unimontes e Fundador e Coordenador da Residência da Saúde da Família para médicos, enfermeiros e dentistas, cursos que visaram à qualificação de muitos profissionais que beneficiaram a população.

João Batista disse que vivenciou todo o período da pandemia como um cidadão e não como médico, mas ressaltou o quanto o SUS foi importante. “O que seria dos Brasil e dos brasileiros nessa pandemia sem o SUS? E se não fosse a Atenção Primária? Os médicos, enfermeiros, técnicos, os agentes comunitários? A minha expectativa é que a partir dessa experiência, a sociedade brasileira, os profissionais e instituições passem a reconhecer que sem o SUS no Brasil, teria sido uma catástrofe ainda maior. A partir disso, é preciso conseguir elementos para defender um fortalecimento incondicional do SUS e da Atenção Primária,” relatou.

Sandra Barbosa destacou a importância de ouvir personalidades tão importantes para o SUS e vários programas tão importantes, para a saúde pública de todos os brasileiros, “eu sou sanitarista por amor, e ouvi-los é canto para os meus ouvidos”. Sobre a pandemia, destacou o quanto foi difícil para os municípios passar por este período. “Sempre falo que a pandemia veio para nos mostrar o quanto ainda somos pré-maturos em muitas questões, precisamos nos profissionalizar e melhor muita coisa para a nossa população,” pontuou.

A Série “COSEMS 30 anos – Dialogando com a história” contará com 30 encontros, realizados sempre às terças feiras, às 12h30min, ao vivo no Canal do COSEMS/MG, no Youtube.  para resgatar histórias da instituição com as pessoas que fizeram e fazem parte deste importante patrimônio do Sistema Único de Saúde (SUS) e do COSEMS de Minas Gerais.

Confira na íntegra o 27º Encontro da Série: “COSEMS 30 anos – Dialogando com a história”:https://www.youtube.com/watch?v=FWO6VyrLtuo&ab_channel=COSEMSMG