22º Encontro da Série: “COSEMS 30 anos – Dialogando com a história”
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

22º Encontro da Série: “COSEMS 30 anos Dialogando com a história”

on 29 Setembro, 2021

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG) realizou na tarde desta terça-feira (28/09), o 22º episódio da Série: “COSEMS 30 anos – Dialogando com a história,” uma programação comemorativa da trajetória da instituição que completa 30 anos de grandes conquistas e histórias para a saúde pública dos mineiros.

A Coordenadora da Área Técnica, Paola Soares Motta contou com a participação especial do Vice-Presidente e Secretário Municipal de Saúde de Nanuque, Ricardo Almeida Viana, do Subsecretário de Gestão Regional, Darlan Venâncio Thomaz Pereira, da Subsecretária de Vigilância em Saúde, Janaína Passos de Paula, da Subsecretária de Regulação do Acesso a Serviços e Insumos de Saúde, Juliana Ávila Teixeira e da Subsecretária de Políticas e Ações de Saúde, Naila Marcela Nery Ferrari.

Darlan Venâncio contou que sua história na saúde pública começou há 20 anos, quando o seu pai que era motorista da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES/MG) e conseguiu um estágio para ele quando tinha acabado de se formar em Geografia. Após entrar na SES, se especializou em saúde pública e em 2003 foi convidado para participar do Plano Diretor de Regionalização (PDR), momento em que teve seu contato mais forte e próximo com a Assistência e com o COSEMS/MG, fase importante para sua carreira profissional na saúde pública. Também ressaltou que se sente muito honrado e feliz em trabalhar na SES com a gestão regional, e que apesar de muito árduo, também é um trabalho muito gratificante.

Janaína Passos, formada em fonoaudiologia disse que sua história com a SES/MG começou em 2008, após passar em um concurso e desde então começou a trabalhar e amar os diversos setores da Vigilância em Saúde, onde aprendeu a ter diálogo e articulações. Também contou que aprendeu muito na Diretoria de Saúde do Trabalhador, principalmente na Conferência realizada em 2014, espaço importante para a discussão e formação do Sistema Único de Saúde, principalmente em Minas Gerais. Em 2020, com a chegada da pandemia da COVID-19, foi convidada a assumir a Sala de Situação de Saúde, local onde são feitas todas as análises epidemiológicas e assistenciais com articulações das demais áreas da SES/MG, um trabalho muito gratificante e pesado devido a grande demanda que precisa de muita dedicação e disponibilidade. Logo após, assumiu a Superintendência de Vigilância Epidemiológica e agora está à frente da Subsecretaria Vigilância em Saúde, e pontou que é um grande desafio pela magnitude, mas pelo momento de emergência em saúde pública que estamos vivendo, mas busca juntamente aos seus colegas fazer de Minas Gerais uma das melhores experiências de Vigilância em Saúde do país.

banner live21

Juliana Ávila, formada em nutrição destacou que desde sua infância esteve ligada a regional de saúde de Divinópolis ao acompanhar sua mãe que era servidora da regional. Contou que após se formar, ingressou na SES após fazer um concurso em 2008, e a partir deste momento começou a buscar conhecimento sobre a política pública. Participou da construção do Projeto da dengue, coordenou à área de engenharia clínica, segurança pública, atuou na alta complexidade no momento da construção da rede de Cardiologia e Oncologia, assumiu a saúde mental após a tragédia da Vale em Brumadinho. Também assumiu a Superintendência de Redes, de Gestão e com a pandemia começou seu trabalho na Subsecretaria de Regulação do Acesso a Serviços e Insumos de Saúde e relatou que ao conhecer o COSEMS/MG, aprendeu a admirar o trabalho realizado pela instituição e pela coordenadora Paola Motta na condução dos processos construtivos e decisórios do SUS.

Naila Marcela é servidora de carreira do Estado, especialista em políticas públicas e gestão governamental e apesar de não ter sua trajetória exclusivamente na saúde, acompanha as políticas públicas de saúde desde sua formação em 2004, quando atuou na Subsecretaria de Planejamento e Orçamento, quando acompanhava as ações e políticas na área da saúde. Ela destacou que trabalhou na SEPLAG, que é um órgão que define as diretrizes gerais de políticas do Estado em consonância com o governador de forma centralizada e que agora atuando na saúde, percebe a diferença de tratar as políticas de uma forma bipartite, com discussões que possibilitam conhecer os diversos lados de uma história e trazer elementos para implementar as políticas públicas. Também destacou o importante papel do COSEMS/MG para que as decisões das políticas públicas de saúde sejam mais qualificadas e feitas de uma forma mais democrática que consegue traduzir as necessidades e realidades dos territórios e enalteceu a parceria do COSEMS/ MG com a SES/MG que possibilita grandes frutos e conquistas para todos os mineiros.

O Vice-Presidente, Ricardo Viana pontou que é muito gratificante para o COSEMS/MG ver o comprometimento dos Subsecretários e da SES, e é justamente isso o que encanta no SUS, possibilitar que as pessoas trabalhem juntas, somando esforços para fazer a diferença e transformar a vida das pessoas. “Estamos vivendo um momento especial no SUS de Minas Gerais, uma retomada do protagonismo que o Estado sempre teve para o Brasil na formulação de políticas públicas,” ressaltou.

A Série “COSEMS 30 anos – Dialogando com a história” contará com 30 encontros, realizados sempre às terças feiras, às 12h30min, ao vivo no Canal do COSEMS/MG, no Youtube. para resgatar histórias da instituição com as pessoas que fizeram e fazem parte deste importante patrimônio do Sistema Único de Saúde (SUS) e do COSEMS de Minas Gerais.

Então fique ligado e não perca o encontro da próxima terça-feira (05/10), às 12h 30min.

Confira na íntegra o 22º Encontro da Série: “COSEMS 30 anos – Dialogando com a história”:

https://www.youtube.com/watch?v=-zLvUYtw-q8&t=171s&ab_channel=COSEMSMG