COSEMS/MG e CONASEMS realizam encontro em Belo Horizonte
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

COSEMS/MG e CONASEMS realizam encontro em Belo Horizonte

on 29 Setembro, 2021

Por meio de uma parceria entre o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) foi realizada na tarde desta terça-feira (28/09), em Belo Horizonte, uma reunião para tratar entre outras pautas, as Perspectivas do Apoio no País e em Minas Gerais.

Estiveram presentes na mesa diretiva o Presidente do COSEMS/MG e Secretário Municipal de Saúde de Taiobeiras, Eduardo Luiz da Silva, o Vice-Presidente Charles Cézar do CONASEMS, o Secretário Executivo, Mauro Guimarães Junqueira, o Diretor Administrativo Geraldo Reple, o Diretor Financeiro Hisham Mohamad e o Secretário Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Jackson Machado. Também participaram os demais membros da diretoria do CONASEMS, membros da diretoria executiva do COSEMS/MG, conselho fiscal, área técnica, administrativa e apoiadores.

IMG 2742

Durante a reunião, o Presidente do COSEMS/MG Eduardo Luiz da Silva ressaltou sobre o importante papel desempenhado pelos Apoiadores de todo o país e pontuou que o projeto Apoio Regional foi criado no COSEMS de Minas Gerais, para o fortalecimento das regiões de saúde de Minas Gerais possibilitando uma parceria fundamental entre municípios e a instituição, facilitando a interlocução dos territórios, propiciando uma saúde pública de qualidade no Estado que foi replicado a nível nacional ao longo da última década.

O Presidente também realizou a entrega simbólica do livro: “Apoio Regional: Olhares sobre a Experiência do COSEMS/MG" idealizado por uma parceria inédita entre o COSEMS/MG, a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP/MG), com o apoio do Conselho de Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), com o intuito de relembrar os caminhos, registrar os fatos, refletir sobre a experiência, suas singularidades e marcas, identificando e valorizando os aprendizados da Estratégia de Apoio Regional em Minas Gerais.

IMG 2768

O Secretário Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Jackson Machado relatou sobre o importante trabalho realizado por todos os gestores de saúde, COSEMS e CONASEMS no combate a pandemia da COVID-19, além de todos os assuntos tratados relativos à vacinação e pautas necessárias sobre a saúde pública do país.

O Diretor Zoonoses da Prefeitura de Belo Horizonte, Eduardo Gusmão realizou uma apresentação sobre as Ações de Vigilância, prevenção e controle das arboviroses urbanas transmitidas por Aedes Aegypti em Belo Horizonte. Entre os assuntos abordados ele disse que o munícipio realiza visitas casa a casa, monitoramento de pontos estratégicos de forma quinzenal, monitoramento com ovitrampas semanalmente, mutirões de limpeza em áreas críticas, ações de educação e mobilização social, ações integradas com a Defesa Civil, entrada forçada em imóveis de risco com fluxo estabelecido e contratação de uma empresa especializada no uso de drones para atuar no controle do mosquito em áreas de difícil acesso que possibilita mapear potenciais criadouros em locais difíceis de serem acessados pelos Agentes de Combate a Endemias (ACEs), como imóveis vazios, telhas e lajes de empreendimentos.

IMG 2791

O Assessor Técnico do CONASEMS, Alessandro Chagas fez uma apresentação sobre o Projeto Imuniza SUS, fruto de uma parceria entre o Conasems e o Ministério da Saúde, vai transformar as Unidades Básicas de Saúde em salas de aula com objetivo de capacitar profissionais de saúde que atuam diretamente nas ações de imunização em todos os municípios do país.

Também destacou que vacinar é um ato coletivo que envolve a proteção de toda a sociedade, e que no caso da vacinação contra a COVID-19, os grupos prioritários para vacinação foram definidos pela escassez de vacinas, mas assim que ocorrer a normalização da entrega da vacina pelo Ministério da Saúde, todos devem ser vacinados, pois o país tem capacidade e precisa vacinar todos os públicos.

O Secretário Executivo, Mauro Guimarães Junqueira destacou que os secretários municipais de saúde precisam estar atentos ao Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19, (PNO), pois o Ministério da Saúde não poderá garantir doses de vacinas contra a COVID aos Estados e municípios que adotarem esquemas. “Não comprem vacinas, a responsabilidade da compra de vacinas é do Ministério da Saúde e os Estados fazerem a logística da distribuição. Não cabe ao Estado dar mais vacina para um município do que para o outro, é preciso que os COSEMS estaduais fiquem atentos e atuem para que isso não aconteça”, disse.

IMG 2738

Confira as fotos na íntegra: https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1LwRQbljxgOl4ph_-0j8G-jdDHxWzAPhD