Informe Técnico - Vacina Meningocócica ACWY (conjugada)
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Informe Técnico - Vacina Meningocócica ACWY (conjugada)

on 29 Abril, 2020

Considerando a implementação e continuidade das estratégias de vacinação contra as Doenças Meningocócicas (DM), o Ministério da Saúde disponibilizou na rede de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina meningocócica ACWY (conjugada) para os adolescentes de 11 e 12 anos de idade, considerando a gravidade da doença e o estado de portador dos adolescentes.

A vacinação nessa faixa de idade será independentemente da situação vacinal encontrada. Se o adolescente tiver recebido a vacina Meningocócica C, o mesmo deverá ser vacinado com a vacina Meningocócica ACWY respeitando o intervalo mínimo de 30 dias. O objetivo do Ministério da Saúde é vacinar uma percentagem igual ou maior a 80% dos adolescentes nesta faixa etária. Em Minas Gerais são 337.893 adolescentes com 11 anos e 347.407 com 12 anos, assim um total de 685.300 devem receber a vacina no estado.

Também foi introduzida a vacina meningocócica ACWY (Conjugada) para os pacientes com Hemoglobinúria Paroxística Noturna (HPN) a partir dos 14 anos de idade em uso de Eculizumabe para a prevenção de doenças causadas pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo).

 


Para baixar, clique aqui

Para baixar, clique aqui