Ministério da Saúde antecipa Campanha de Vacinação contra a gripe no país
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Ministério da Saúde antecipa Campanha de Vacinação contra a gripe no país

on 28 Fevereiro, 2020

O Ministério da Saúde divulgou em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (27/02), em São Paulo, que irá antecipar a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza para o dia 23 de março de 2020. As 75 milhões de doses da vacina serão disponibilizadas com o intuito de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para o coronavírus.

Primeiro, devem ser vacinadas gestantes, crianças até seis anos, mulheres até 45 dias após o parto, e idosos historicamente mais vulneráveis à doença, que pode levar a morte. Depois serão incluídas outras categorias para que o vírus tenha menor propagação.

De acordo com o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta mesmo que a vacina não apresente eficácia contra o coronavírus, ela será importante para combater os demais vírus associados a outros tipos de gripes, o que irá auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e identificar corretamente o tipo de vírus que está provocando os sintomas no paciente e consequentemente acelerar o diagnóstico para o coronavírus.

A antecipação da campanha de vacinação será possível por um esforço conjunto do Ministério da Saúde, Instituto Butantan, produtor da vacina, e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) devido à atual situação de Emergência Internacional de Saúde Pública pelo coronavírus.

O Instituto Butantan produziu 75 milhões de doses que previne contra os três tipos de vírus de influenza que mais circularam em 2019. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, destacou a importância de ampliar a cobertura vacinal e informou que a vacina é uma das medidas mais importantes para a prevenção de doenças. “As influenzas A e B são mais comuns que o coronavírus e a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe diminui a situação endêmica dos vírus respiratórios no país, por isso é tão importante que as pessoas que fazem parte do público-alvo da campanha procurem uma unidade de saúde”, ressaltou.

Para mais informações sobre a Gripe (influenza), acesse:

https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/gripe

Para mais informações sobre o Coronavírus, acesse:

https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus

2518521

Fonte: Ministério da Saúde