Semana do Controle Interno – Aspectos Específicos: Licitações, Obras Públicas, Saúde e Educação
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Semana do Controle Interno Aspectos Específicos: Licitações, Obras Públicas, Saúde e Educação

on 24 Outubro, 2018

Por Ariane Fernandes

O Instituto de Defesa da Cidadania e da Transparência (IDCT) em parceria com a Associação dos Servidores da Prefeitura de Belo Horizonte, Assemp, realizou na tarde desta terça-feira (23/10), a abertura oficial da Semana do Controle Interno – Aspectos Específicos: Licitações, Obras Públicas, Saúde e Educação, no Othon Palace Hotel, em Belo Horizonte.

O evento terá três dias de programação destinados aos Controladores, Procuradores Públicos e seus auxiliares pertencentes ao quadro da Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Estado, União, Autarquias, órgãos integrantes da estrutura organizacional dos municípios e consultores, com o intuito de discorrer sobre as metodologias, técnicas apropriadas e normas internacionais reconhecidas pelos Organismos Estratégicos de Controle Interno.

Participaram da mesa de abertura o Presidente do IDCT, Gustavo Costa Nassif, o Secretário Adjunto de Estado de Saúde de Minas Gerais, Daniel Guimarães Medrado de Castro, o Procurador Federal e Presidente da Comissão de Advocacia Pública Federal da OAB-MG, Grégore Moura e representando o CONASEMS, o Secretário Municipal de Saúde de Santana da Vargem e Vice-Presidente do COSEMS/MG, Hermógenes Vaneli.

IMG 0258

 

O Vice-Presidente Hermógenes ressaltou em sua fala sobre a necessidade dos Secretários de Saúde, do Estado de Minas Gerais se capacitarem cada vez mais. “Somos 5.570 secretários e cada um de nós, precisamos de um Controle Interno efetivamente implantado, com autonomia nas prefeituras, para que pudéssemos ter a segurança necessária para não incorrer erros que acontecem por falta de conhecimento sobre determinados assuntos importantes na gestão”, destacou.

Hermógenes ainda ponderou sobre a dificuldade que muitos secretários de saúde enfrentam quando assumem a gestão, com muitas dúvidas sobre como realizar a função e quais serão os seus principais desafios, citando o curso de capacitação: De Repente... Gestor, criado pelo COSEMS/MG para auxiliar os novos gestores de saúde, a entender um pouco mais sobre as diretrizes, os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), como funcionam as políticas públicas de Saúde e a melhor forma de trabalhar para fazer uma gestão de qualidade no SUS Municipal. “Enquanto Conselho de Saúde, nós temos a obrigação de preparar os gestores de saúde para o exercício legal da função. Eu vejo que no dia de hoje, todos aqui presentes estão em busca de aprimoramento a respeito do trabalho desenvolvido. Este tipo de curso, com uma programação tão rica em conhecimento deveria ser estendido para todo o Estado. Há uma linha muito tênue entre a legalidade e a margem da lei, por isso, precisamos agregar cada vez mais informação. Parabéns a todos os presentes pela busca de conhecimento e aprendizado, que vocês voltem aos seus municípios preparados para exercerem a função”, finalizou.

IMG 0290

Confira as fotos na íntegra: https://www.flickr.com/photos/cosemsmg/sets/72157672676572647