Telemedicina em UTI - PROADI SUS
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Telemedicina em UTI - PROADI SUS

on 24 Outubro, 2018

Através de uma parceria com o Ministério da Saúde (PROADI-SUS), o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, está desenvolvendo um projeto de intervenção baseada em telemedicina em UTIs públicas em todo o país. Trata-se de um estudo cujo objetivo é demonstrar a redução do tempo de permanência dos pacientes internados em UTI de adultos, com a realização de visita multidisciplinar diária apoiada por médico intensivista, que consiste na discussão sistematizada centrada no paciente, buscando constituir metas terapêuticas para as próximas 24horas. Ação que está associada a melhores desfechos clínicos em diferentes estudos.

O grande desafio deste projeto consiste em efetivar plenamente o processo. Por seu caráter multidisciplinar, serão necessários vários predicados para maximizar os resultados como a padronização de local,horário, tempo, a definição de papéis, o uso de ferramentas de condução, a minimização de interrupçõese o foco em objetivos documentados.

O estudo TELESCOPE (Comparison of TELE-critical care versus uSual Care On ICU PErformance: acluster randomized clinical trial) é um estudo aberto, nacional, multicêntrico, controlado e randomizado por cluster. O estudo pretende testar a eficácia da visita através de telemedicina em UTIs brasileiras que serão elegíveis para o estudo para receberem visita horizontal diária, de segunda a sexta-feira, em associação a discussão mensal dos indicadores de desempenho assistenciais, realizados através de reuniões virtuais (Grupo Intervenção) ou para receberem a abordagem usual da unidade (Grupo Controle).

Os municípios mineiros que quiserem aderir ao estudo multicêntrico devem seguir alguns critérios de inclusão para UTIs, são eles:

  • UTIs de hospitais públicos ou filantrópicos
  • UTIs com tamanho mínimo de 8 (oito) leitos
  • UTIs com presença de médico e enfermeiro disponíveis 24 horas por dia

 

Os Critérios de Exclusão para UTIs serão aplicados nos seguintes casos:

  • UTIs que já disponham do serviço ofertado Visita multidisciplinar diária (≥ 3vezes / semana, durante os dias de semana) conduzida por médico intensivista (certificado), documentada em prontuário, com duração fixa (>5min / paciente), com uso de alguma ferramenta de apoio (checklist ou formulário padronizado),  focada em objetivos, baseada em protocolos estabelecidos, abrangendo todos os pacientes internados na UTI
  • Gestão mensal de indicadores (auditoria e feedback) com realização de planejamento específico
  • UTIs especializadas (UTIs que admitam exclusivamente doentes após cirurgia cardíaca, neurológicos, queimados)
  • Unidades de tratamento semi-intensivo ou unidades coronarianas

 

 O prazo para envio da adesão será encerrado no dia 30 de novembro de 2018 e o projeto terá início no primeiro semestre de 2019.

 

Para mais informações, confira os arquivos abaixo:

 


Para baixar, clique aqui

Para baixar, clique aqui