Grupo “Hábitos Saudáveis” em São Sebastião do Rio Verde
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Grupo “Hábitos Saudáveis” em São Sebastião do Rio Verde

on 08 Setembro, 2016

O sobrepeso e a obesidade constituem um dos maiores problemas de Saúde Pública e vem assumindo proporções epidêmicas. Embora não seja uma doença recente, a obesidade vem crescendo de maneira acelerada e cada vez mais preocupante, em virtude das várias doenças associadas a ela.

Visando combater a obesidade e promover resultados positivos, o município de São Sebastião do Rio Verde criou o Grupo de apoio “Hábitos Saudáveis”. Esta é uma maneira de compartilhar experiências e dificuldades, além de proporcionar uma melhor adesão ao tratamento, que muitas vezes não é obtido de forma individual.

O perfil epidemiológico da população foi um fator motivador para a criação do grupo ao controle da ansiedade e ganho de peso. Em face de esse cenário, temos somado esforços multidisciplinares para a implementação de ações para a reeducação alimentar, controle de ansiedade e perda de peso, consequentemente, a promoção à saúde e prevenção de doenças e os desfechos ocasionados pela obesidade.

Dentre os objetivos da iniciativa estão: proporcionar aos participantes mudanças graduais e orientadas em seu comportamento alimentar sob a supervisão do nutricionista e psicólogo; aquisição de conhecimentos e atitudes que podem favorecer a prática da alimentação e de uma vida saudável; favorecer perspectivas de prevenção, promoção, tratamento e reabilitação, como a perda de peso, redução de estresse e ansiedade; e permanência dos participantes do grupo sempre motivados.

As inscrições foram realizadas pelos agentes comunitários de saúde, após divulgação. O grupo é composto por 15 pessoas e tem duração de 1 hora e meia.Os encontros são realizados quinzenalmente com a participação da nutricionista e da psicóloga do NASF e da enfermeira do PSF.

Os temas abordados nas palestras estão sempre relacionados à qualidade de vida, reeducação alimentar, emagrecimento saudável e seguro, rotina e compulsão alimentar, controle da ansiedade e sobre autoestima. Uma vez por mês é realizada avaliação nutricional, para verificar a adesão dos pacientes ao que está sendo proposto para grupo.

“A partir da metodologia empregada, espera-se que os participantes do grupo estejam envolvidos com a adoção de hábitos alimentares saudáveis, redução de peso, bem como, o controle emocional para lidar as mudanças em seu estilo de vida. Desse modo, o grupo, vai de encontro a uma das mais importantes frentes de trabalho que a EAS e o NASF devem realizar, que é a promoção de saúde”, explica a equipe do NASF.