Acompanhamento nutricional em Clínica de Bebês de São Sebastião do Rio Verde
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Acompanhamento nutricional em Clínica de Bebês de São Sebastião do Rio Verde

on 06 Setembro, 2016

A prevalência da obesidade em crianças vem tomando grandes proporções em diversos países do mundo, inclusive no Brasil, o que está intensamente relacionado com as mudanças do estilo de vida nos hábitos alimentares, como o fácil acesso e o baixo custo de alimentos ricos em gorduras e açúcares.

Frente a isso, criou-se o projeto Clínica de Bebês do NASF/PSF de São Sebastião do Rio Verde para a realização da avaliação nutricional e dos hábitos alimentares, além da avaliação fonoaudióloga e odontológica, a fim de garantir qualidade vida para a criança e evitar transtornos que possam afetar sua saúde.

Dentre as atividades realizadas pela equipe está o monitoramento do perfil nutricional de crianças menores de 3 anos que ainda não frequentam a escola, analise do hábito alimentar das crianças por meio do inquérito alimentar do SISVAN,  a promoção de práticas alimentares saudáveis e o estimulo ao aleitamento materno.

Os grupos foram formados pelos agentes comunitários de saúde por meio de agendamento. Os agendamentos foram marcados nas quintas-feiras no período da tarde para avaliação antropométrica, medição de peso e altura, bem como para avaliação dos hábitos alimentares, por meio do inquérito de consumo alimentar por faixa etária do SISVAN.

Os encontros são realizados semanalmente, com a participação não só da nutricionista do NASF, mas também da fonoaudióloga e da dentista da unidade.

Ao analisar os resultados, conclui-se que as orientações e informações oferecidas pela nutricionista do projeto são de extrema importância para a incorporação de hábitos nutricionais saudáveis, pois na infância são fixados os hábitos alimentares que serão levados para o futuro, resultando numa população de adolescentes e adultos saudáveis.

Portanto, a avaliação do estado nutricional é importante para detectar situações de risco, diagnóstico nutricional e auxiliar no planejamento de ações de promoção à saúde, bem como a detecção precoce de distúrbios nutricionais, como a desnutrição e a obesidade.