XIII Encontro Mineiro de Aleitamento Materno em Sete Lagoas
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

XIII Encontro Mineiro de Aleitamento Materno em Sete Lagoas

on 29 Agosto, 2019

A prefeitura de Sete Lagoas por meio da secretaria municipal de saúde e em parceria com o Ministério da Saúde, a Sociedade Mineira de Aleitamento Materno, a secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, a Superintendência Regional de Saúde de Sete Lagoas, o comitê Interinstitucional de Aleitamento Materno do Estado de Minas Gerais e o conselho dos Secretários Municipais de Saúde Regional, realizou nessa terça-feira, 27, a abertura do 13º Encontro Mineiro de Aleitamento Materno, em comemoração à semana Mundial de Aleitamento Materno e ao Agosto Dourado, mês de incentivo à amamentação, cujo a cor escolhida, faz menção ao ouro, que simboliza a riqueza contida no leite materno.

O evento aconteceu no auditório da UNIFEMM, das 08 às 17 horas e contou com palestras de alto nível, com temas voltados à área de saúde do bebê, amamentação, importância do leite materno nos primeiros anos de vida e demais temas específicos.

A mesa principal foi composta pela presidente da Sociedade Mineira de Aleitamento Materno, fundadora do projeto, Cleonice Liboreiro Motta Ferrari, o superintendente Regional de Saúde de Sete Lagoas, Fabricio Júnior Alves Teixeira, o secretário Municipal de Saúde, Dr. Flávio Pimenta, que por ora, representou o prefeito Duílio de Castro que não pôde comparecer em função de uma agenda em Brasília, a presidente do comitê Interinstitucional de Aleitamento Materno do Estado de Minas Gerais, Cleia Costa Barbosa, a conselheira do conselho Regional de Enfermagem, Lucielena Maria de Sousa Garcia Soares, do Coren-MG e a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais, Marcia dos Anjos Ferreira Lopes.

Foto 3Foto 2

Os palestrantes foram Cleonice Liboreiro Ferrari Motta, Enfermeira Obstetra e Educadora, Milene Silva Rodrigues, Enfermeira, Daiana de Carvalho, Assessora da Superintendência de Redes de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde, Maria Hercilia de Castro Barbosa e Silva, Psicóloga, Amanda Pereira de Brito, Enfermeira, Doutor Shigeru Ricardo, Médico Pediatra, Doutor Antônio Fernandes Lages, Médico e Professor da faculdade de Ciências Médicas Dra. Andrea Alves de Azevedo, Ginecologista e Obstetra, Eliane Aparecida Fonseca Ferreira, Fonoaudióloga, Cléia Costa Barbosa, Presidente do comitê Interinstitucional de Aleitamento Materno do Estado de Minas Gerais e Vânia Lima, Pedagoga.

No interior do evento, foi realizado o plantio de um Ypê Amarelo, que com sua cor, simboliza o mês “dourado”, foi também distribuída algumas mudas da árvore ao público presente. Houveram sorteio de brindes aos inscritos.

Foto 1

O evento se estende pelos dias seguintes, 28 e 29 com o curso de Manejo Clínico do Aleitamento Materno, contendo 20 horas de duração, no mini-auditório do UNIFEMM.

O Agosto Dourado já consta no calendário nacional desde o ano de 2018, assegurado pela Lei Federal 14.435.

Foto 4

 

TEXTO E FOTOS: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DE SETE LAGOAS