Ações de educação em saúde: Alimentação Saudável em Piedade do Rio Grande
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Ações de educação em saúde: Alimentação Saudável em Piedade do Rio Grande

on 01 Junho, 2017

As Secretarias Municipais de Saúde e de Educação de Piedade do Rio Grande vem trabalhando em conjunto, ações de educação em saúde, com o objetivo de prevenir doenças e complicações evidenciadas nos dias de hoje. O foco desta vez está voltado à alimentação.

Considerando a importância do assunto, a Secretária Municipal de Saúde, Ailda Sônia Teixeira, está dando total apoio às escolas do município para a realização de palestras sobre Hábitos Alimentares, assunto que é fundamental nas escolas, pois visa incentivar as crianças a adotarem uma alimentação mais saudável, a importância da mesma para seu crescimento e desenvolvimento e uma melhor qualidade de vida.

As palestras serão ministradas pelos profissionais de saúde que estão engajados na prevenção de doenças e serão desenvolvidas algumas atividades educativas, que auxiliarão e orientarão os alunos das escolas, prevenindo doenças e complicações futuras.

No dia 05 de abril de 2017, a enfermeira Diana Vale e a cirurgiã dentista Anelise Dornelas, do PSF Dona Zainha iniciaram os trabalhos na Escola Municipal Gabriel de Resende Passos, no bairro Jardim.

Conforme informou a enfermeira Diana Vale, as atividades têm como objetivo prevenir as crianças da obesidade, doença que pode provocar futuras complicações cardiovasculares, hipertensão e outros problemas agravantes. “Durante as palestras, os alunos questionaram sobre alimentação no seu dia-dia, tanto na escola como em sua família, pois precisamos desde já trabalhar com a saúde dentro da escola para que futuramente esses alunos não venham adoecer por problemas alimentares”.

“O Tema alimentação saudável, pressão arterial, glicemia e higiene bucal na educação para as crianças é levada a sério, considerando que nesta fase inicial do aprendizado todos os conhecimentos adquiridos servirão como uma base para sua inserção na sociedade” acrescentou a dentista Anelise Dornelas.

Ainda de acordo com a equipe do PSF, a atividade complementa todo o trabalho já realizado em sala de aula: “Eles estão iniciando sua aprendizagem, e é essencial voltarmos o foco para um assunto que servirá para todo seu futuro. Através desta ação, estão vendo na prática como utilizarem os alimentos de forma correta”, reforçou as profissionais.