Dia Nacional da Luta Antimanicomial em Conceição da Barra de Minas
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Dia Nacional da Luta Antimanicomial em Conceição da Barra de Minas

on 01 Junho, 2017

Na quinta-feira, 18/05, aconteceu em Conceição da Barra de Minas a comemoração pelo Dia Nacional da Luta Antimanicomial. O evento reúne profissionais, autoridades e usuários do programa de saúde mental, Bem Viver, programa este que existe desde 2002 e abrange 15 municípios da região das vertentes. São esperadas aproximadamente 250 pessoas, com início a partir das 09h, no Estádio Municipal Olímpio Francisco de Ávila, onde todos seguem em cortejo com o terno de Congada Nª. Sª do Rosário até a praça central para as demais atividades.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Mário Lúcio Oliveira, esse é um evento importante para cidade, pois os profissionais do município acompanharam de perto as mudanças no campo da saúde mental na região das vertentes. “A cidade está se preparando da melhor forma possível para receber os visitantes, houve uma mobilização da população e das secretarias municipais em prol do evento”, relatou.

Este ano o Bem Viver celebra 15 anos de existência. O programa visa a melhoria da qualidade de vida da pessoa com transtorno mental, evitando assim, o agravamento da doença. Segundo uma das fundadoras, a psicóloga Tania Maria de Azevedo, essa mudança nos tratamentos, tirou de cena o hospital psiquiátrico e deu condições para que pessoas com transtornos mentais resgatem e exerçam sua cidadania. “O trabalho é mais que gratificante, é o que impulsiona um trabalhador de saúde mental como eu, e o que me mantém sempre atuante na luta antimanicomial”, enfatizou.

O Bem Viver foi implantado em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde das Vertentes – CISVER e os municípios de Barroso, Coronel Xavier Chaves, Conceição da Barra de Minas, Itutinga, Lagoa Dourada, Madre Deus de Minas, Piedade do Rio Grande, Resende Costa, Santa Cruz de Minas, São Tiago, Prados, Nazareno, Tiradentes, Ritápolis e Ibituruna.

O psicólogo, Fillipe Mello, trabalha na equipe do Bem Viver na cidade de São Tiago desde setembro de 2016, o psicólogo faz parte da comissão de saúde mental no Conselho Regional de Psicologia e conta que desde a graduação seu foco foi na área de saúde mental. Fillipe enfatiza o diferencial do programa Bem Viver, para ele o programa permite estarem próximas às pessoas. Quanto ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, o psicólogo explica a importância de celebrar essa data. “Esse dia nos convida novamente a refletir que precisamos cuidar da nossa população. Todos os momentos que comemoramos a saúde estão comemorando a liberdade o cuidado e o acolhimento”, finalizou.

A data do dia 18 de maio é comemorada no país como uma conquista por profissionais da saúde contrários ao tratamento desumano a usuários do sistema de saúde mental. O movimento antimanicomial ganhou força em Bauru-SP, em 1987, com o primeiro manifesto público reivindicando a extinção dos manicômios, durante o II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental.