Pirapora faz lançamento oficial da Campanha Novembro Azul
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Pirapora faz lançamento oficial da Campanha Novembro Azul

on 16 Novembro, 2016

A Prefeitura Municipal de Pirapora, através da Secretaria de Saúde de Pirapora, realizou evento sobre a importância da campanha mundial ‘Novembro Azul’, cujo objetivo é combater o câncer de próstata. O evento aconteceu no dia 09/11, no Centro de Especialidades Médicas (CEM).

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, esse tipo de câncer faz 61 mil novas vítimas por ano no país. O segundo tipo mais incidente em homens no mundo, a sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento. Os homens geralmente vivem em média sete anos a menos do que as mulheres e cuidam menos da saúde. Histórico na família de pessoas com câncer antes dos 60 anos de idade é um fator que pode aumentar o risco de 3 a 10 vezes em relação à população em geral.

O urologista Lucas Fraga Correa informa que no Brasil é o câncer de maior incidência no sexo masculino, “esta campanha é para mostrar aos homens à importância em fazer a prevenção do câncer de próstata que é a principal causa de morte dos homens, sendo o 2º tipo de câncer mais comum entre os homens. A próstata é uma glândula exócrina que faz parte do sistema genital masculino, é ainda o local por onde passa o canal da urina, é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto, e envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. Mas se a pessoa tem a dificuldade de urinar, não significa que está com câncer, para saber o diagnóstico correto é necessário que a pessoa procure um médico. É importante fazer o exame de sangue e o exame de toque retal, realizar consultas a cada 12 meses a partir dos 50 anos de idade. E caso haja casos na família, ou o paciente já tenha tido a doença, a consulta deve iniciar a partir dos 45 anos, visto que, a chance de ter a doença é maior. Também faz parte do grupo de risco pessoas com a pele mais escura, ou com obesidade e sobre peso, e também aqueles que bebem e que fumam”, informou o médico.

Dr. Lucas também informou que o tamanho da próstata não define o diagnóstico. “E existem casos em que a próstata está pequena, e ainda assim corre-se o risco de se transformar em câncer”, lembrou.

“Quanto antes o câncer de próstata for identificado, maiores as chances de cura. Por isso fique atento aos sintomas: urinar com freqüência e pouco de cada vez; presença de sangue na urina ou no sêmen, dor ou sensação de ardor ao urinar”, ressaltou.

A nutricionista, Polliane Chaves Minami, explicou que já foi comprovado cientificamente por pesquisas que 12% dos homens que comem uma quantidade de seis salsichas ao mês têm a possibilidade de desenvolver câncer. “Assim como aqueles que consomem a carne vermelha, linguiça calabresa e o bacon em grande quantidade”, salientou.

A profissional adverte que o ideal é comer mais frango, ovo e peixe. “Seria interessante também evitar a gordura, os alimentos industrializados, o açúcar branco e o sal em excesso. Melhor dar preferência para o açúcar Mascavo ou o adoçante que contenha 100% de Stévia, um adoçante natural, feito à base de uma planta medicinal chamada Stévia que possui propriedades adoçantes. Melhor evitar também os sucos de saquinho e temperos como o Sázon, e Caldo Knorr e substitua para cebola, alho e cheiro verde. O tomate é um excelente alimento para prevenir o câncer, assim como também à melancia. Mas atenção os diabéticos, a melancia sobe a glicemia. Entre os alimentos que protegem contra o câncer de próstata estão as frutas, verduras (preferencialmente couve, brócolis e espinafre) e legumes. A carne para o bife deve ser cortada na proporção da palma de uma mão”, explicou.

Texto: Kelly Cristina Fotos: Ivan Rodrigues