Conselho Municipal de Saúde aprova Projetos de Saúde em Salto da Divisa
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Conselho Municipal de Saúde aprova Projetos de Saúde em Salto da Divisa

on 27 Fevereiro, 2020

Membros do Conselho Municipal de Saúde se reuniram na manhã de quarta-feira (19/02), na Câmara Municipal de Vereadores de Salto da Divisa/ MG, para deliberar,  discutir e valorizar o papel do controle social nas definições das políticas públicas de Saúde que serão realizadas no município no ano de 2020.

O Secretário Municipal de Saúde, Diego Moreira da Silva apresentou para os presentes, o sexto bimestre do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde  (SIOPS) onde foram apresentados todos os recursos financeiros no exercício de 2019. Na oportunidade, foram apresentadas as dificuldades enfrentadas para manter os serviços em pleno funcionamento, e exposto o maior recurso financeiro de autoria própria que chegou a 29,66%, maior aplicação de recurso próprio de toda história do município.

Após a apresentação do Secretario Municipal de Saúde, a Assessora de Saúde de Salto da Divisa, Maria de Lourdes Bebiano realizou a apresentação do Projeto de Implantação da terceira Equipe de Saúde Bucal no município. Durante a apresentação foi informado aos presentes que o projeto deveria ser aprovado, e assim ser encaminhado para o Ministério da Saúde para obter o seu financiamento. Foi explicado que Implantação da terceira Equipe de Saúde Bucal ira beneficiar 2.300 pessoas da Unidade de Saúde, Dr. José Messias que atende 100% da população rural. Após a apresentação, os conselheiros aprovaram por unanimidade o projeto de credenciamento.

Durante a reunião, foram apresentados dados sobre o Corona Vírus, um novo vírus, com casos recentemente registrados na China, e em outros países, que pode causar doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Alguns coronavírus podem causar doenças graves que podem levar a morte, com impacto importante em termos de saúde pública.

A situação da arboviroses, doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela, também foi tema de pauta, assim como a escassez dos soros antiofídicos no Estado e região.

WhatsApp Image 2020 02 20 at 11.05