Paraíso realiza Conferência Municipal Antidrogas
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Paraíso realiza Conferência Municipal Antidrogas

on 05 Outubro, 2017

Palestras e debates deram a tônica da 7ª Conferência Municipal de Políticas Antidrogas realizada em São Sebastião do Paraíso na quarta-feira, 27, na Câmara de Vereadores. O evento teve a promoção do reativado e recém-empossado Conselho Municipal Antidrogas (Comad). Durante todo o dia os temas e conversações tiveram o foco para as questões das políticas antidrogas que se pretende implantar na cidade. Várias lideranças, estudantes, professores e representantes de diversos segmentos ligados ao setor participaram do encontro.

A vice-prefeita e também secretária municipal de Desenvolvimento Social, Dilma de Oliveira, fez a abertura oficial. Na sequencia o presidente do Comad, Fábio Marcos Grillo, fez sua abordagem quando falou das “Metáforas que curam”. Em seguida houve um exercício de yoga, com o tema “A leveza do ser”, com Tiago Bindewald.

Dilma comentou a reestruturação de diversos conselhos no município. “O Comad estava desativado e o Fabio Grillo, com sua capacidade e envolvimento com a Liga da Prevenção, assumiu a direção e estamos entrando neste trabalho”, observa. Ela cita que, para a realização da conferência, houve um envolvimento intenso dos conselheiros, assessores e funcionários municipais. “Aqui é o espaço onde realmente podemos debater e discutir as políticas, ações e programas que poderemos realizar no combate e na prevenção ao uso de drogas”, acrescenta.

O município pretende criar o Programa Municipal Sobre Drogas (Promad) e os Recursos Municipais Sobre Drogas (Remad). Através dele pode-se obter recursos para realizar formações, ações de prevenção, tratamento, recuperação e reinserção social daqueles que necessitam. “Esta é uma das primeiras ações da nova diretoria do Conselho e, quando levado à sério para que as pessoas possam trabalhar e colocar em ação as propostas, é um apoio especialmente dedicado às famílias que tem problemas de drogas em casa”, explica José Osvaldo de Oliveira. Ele foi o segundo palestrante do dia e ressalta que o trabalho com o familiar ajuda no encaminhamento para o apoio e para os trabalhos e ações que geram esperança.

No período da tarde José Florentino, foi quem reiniciou os trabalhos e falou sobre as ações da Liga da Prevenção que está sendo implantado no município. Trata-se de uma ação não governamental promovida por ativistas, ou mesmo por um movimento de pessoas que está sendo lançado por especialistas e líderes do setor de prevenção e dependências químicas. O objetivo principal é unir as pessoas interessadas, que participam ou que promovem a prevenção às drogas e álcool. Segundo Florentino, modelos de prevenção de baixo custo e com altos índices de efetividade são essenciais nesta área. A gestão dos projetos também deve ser estudada, bem como a criação de indicadores de acompanhamento e de avaliação.

Ainda durante a tarde foram realizados eixos de debate sobre as políticas de educação, redes sociais e mídia, participação cidadã e jovem, além de Saúde, Assistência Social e Segurança Pública. Também houve exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos grupos de apoio, como Narcóticos Anônimos, Alcoólicos Anônimos, Amor Exigente e o Centro de Referência em Álcool e Drogas (Ceread). No encerramento houve a leitura do relatório final e eleição dos delegados que representarão o município na Conferência Estadual que será em Belo Horizonte.