Piumhi realizou eventos pela campanha “Setembro Amarelo”
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Piumhi realizou eventos pela campanha “Setembro Amarelo”

on 05 Outubro, 2017

Na tarde de 04 de setembro, a Prefeitura de Piumhi, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou os trabalhos, que seguiram durante o mês de setembro, acerca do movimento “Setembro Amarelo” que trata de debates sobre o combate ao suicídio e da valorização a vida. Palestras forma ministradas nas escolas estaduais Professor João Menezes e Francisco de Paula Rebelo Horta para alunos de 11 a 15 anos.

O Setembro Amarelo é um movimento mundial que objetiva conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e mostrar que existe prevenção em mais de 90% dos casos. O suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata 1 brasileiro a cada 45 minutos e 1 pessoa a cada 40 segundos em todo o mundo.

Segundo os enfermeiros do PSF Joaquim Terra dos Santos, Rafaela Cristina Vaz, todo o trabalho contará com o auxílio da enfermeira coordenadora do PSF -Bossuet Costa, Luana Loureiro, e da equipe do CAPS II para realizar o projeto.

Ela explicou que o objetivo das palestras é trazer esclarecimentos e informações para melhorar o conhecimento e a consciência da gravidade das tentativas de suicídio, deixando bem explicado que o suicídio é um problema de saúde pública que nos dias de hoje tem altos índices de óbitos.

O intuito foi além de tudo trazer alternativas de tratamento eficazes para os atos de suicídio não serem concretizados, oferecendo apoio e atendimento psicológico, se necessário.

O próximo passo após esse primeiro trabalho é o de verificar todos os casos que necessitam de atendimentos psicológico e realizar, em ambiente escolar, a primeira abordagem com os profissionais do Caps para que seja definida a demanda e como o adolescente vai ser acompanhado.

A secretária de saúde Aline Silva Barbosa lembra que é de extrema importância a realização desse tipo de ação de prevenção e destaca que o Setembro Amarelo deve ser lembrado e esse trabalho com os jovens é um grande ganho para a população.

“Para poder auxiliar na luta pela redução dos índices de suicídio é fundamental que saibamos ter a sabedoria para ouvir e a sensibilidade para tentarmos compreender os sentimentos das pessoas que estão ao nosso redor”, falou Aline lembrando do trabalho que a secretaria está fazendo com os jovens.

O prefeito de Piumhi Adeberto José de Melo (Deco) destacou que esse tipo de abordagem é muito importante para que as pessoas tenham consciência e tratem os traumas antes que se torne um problema mais grave, como o suicídio.

“Valorizo e acredito muito neste trabalho feito pelas profissionais de saúde, tendo em vista que tratar de forma preventiva é eficaz e dá resultados. Os números de suicídios preocupam e nos deixam alerta para darmos continuidade à este projeto”, comentou Deco.