SMS de Contagem recebe premiação do MS pela realização da 1° Mostra da Atenção Básica
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

SMS de Contagem recebe premiação do MS pela realização da Mostra da Atenção Básica

on 24 Agosto, 2016

A Secretaria Municipal de Saúde de Contagem recebeu do Ministério da Saúde R$ 80 mil  como premiação por ter realizado a   1° Mostra de Trabalhos em Atenção Básica à Saúde   em  outubro de 2015.

Organizado pela  SMS a mostra teve o objetivo de dar visibilidade às práticas de saúde desenvolvidas por todos os trabalhadores e gestores da Atenção Básica, bem como constituir um espaço para reflexões e trocas de experiências. Ao todo foram inscritos 34 trabalhos vindos de todos os sete distritos sanitários da cidade, reunindo 500 trabalhadores e gestores.

Para apresentação oral foram selecionados 12 trabalhos, sendo o restante expostos em banners. Os três primeiros trabalhos foram premiados com viagem, tablets e jantar. Além disso, os seis primeiros colocados foram inscritos e participaram do XXXII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) que aconteceu em Fortaleza (CE) entre os dias 1° e 4 de junho de 2016. 

“Esta  experiência foi muito importante para todos nós. A ideia da mostra era reunir vivências que acontecem diariamente na Rede de uma forma inédita ao abordar a Atenção Básica à Saúde em sua totalidade incluindo as Estratégias Saúde da Família (ESF), antigo PSF, as UBS tradicionais, as farmácias distritais, a vigilância em saúde e as equipes de apoio. Receber este prêmio vem como forma de ter o empenho, reconhecido e ainda nos inspirar a trabalhar mais para poder fazer um SUS melhor e dar visibilidade a ações que fazem a diferença”,  comentou a secretária municipal de saúde de Contagem, Silvana Leite Pereira.

Segundo a diretora de gestão, Luciana Braga, o prêmio vem coroar uma iniciativa acertada da atual gestão, que apostou nos trabalhos desenvolvidos pelos servidores do SUS Contagem. “Eu não tenho dúvidas de que este é um reconhecimento à iniciativa da secretaria em jogar luz as boas e incríveis iniciativas dos  trabalhadores e gestores da Rede Pública de Saúde em Contagem no atendimento ao usuário. Estamos muito felizes e nossa animação para a organização da próxima mostra ganhou ainda mais força”, salientou.

Segundo Luciana, o Ministério da Saúde faz a premiação dentro do programa Inova SUS voltado para iniciativas que valorizem a Gestão em Educação e/ou a Gestão do Trabalho em Saúde no SUS. A mostra realizada em Contagem foi inscrita na segunda modalidade. Ao todo foram inscritos trabalho de todo o país e somente 20 cidades brasileiras foram selecionadas e premiadas. Contagem ficou em 12° lugar recebendo o valor de R$ 80 mil.

O recurso recebido será usado para a 2° Mostra de Trabalhos em Atenção Básica à Saúde que deverá ser realizada em 2017.  
As inscrições para a segunda edição serão abertas até o final deste ano. Ainda de acordo com Luciana, o objetivo  desta segunda edição é continuar a  dar visibilidade as experiências exitosas que são realizadas na Atenção Básica.

Os premiados na 1° edição

Em 2015, com o trabalho “Saúde Mental na Atenção Básica: a clínica do Laço Social na perspectiva do Grupo Cultivarte”, o primeiro lugar da 1° Mostra ficou com Pollyana Lúcia Costa Santos e Denise Marques Machado. As duas ganharão uma viagem à cidade de Curitiba para conhecer o funcionamento do SUS do município onde é referência. O primeiro lugar da mostra aborda uma experiência nascida em 2012, quando aequipe de Saúde Mental da UBS Jardim Industrial iniciou a prática de Oficina Terapêutica como método clínico de acompanhamento aos pacientes com sofrimento mental severo, sobretudo psicoses, quando foi criado o Grupo Cultivarte, formado por  trabalhadores e usuários das Unidades Básicas de Saúde Jardim Industrial e Vila São Paulo. Desde então, os encontros do grupo acontecem as 2ª feira, reunindo 25 participantes. Pelas estimativas cerca de 100 usuários, entre pacientes e seus familiares, com frequência intermitente, integram o Cultivarte.

O segundo lugar foi para  os autores do trabalho “Puericultura: Valorizando o Cuidar”, Graziella Braga Vieira, Valéria Moreira de Araújo, Leonardo Pereira da Costa, Carla Maria de Souza, Adriana Gomes da Silva, Ângela Maria Lopes da Silva e Maria da Conceição Marques Freitas receberam das mãos da coordenadora do Serviço de Atenção Básica, Fernanda Carvalho e da coordenadora do distrito Nacional, Lizandra Gomes Ribeiro, cada um tablet. Os autores do trabalho atuam no distrito Nacional. O trabalho mostrou como foi implementado uma ação para acompanhar o crescimento das crianças desde o nascimento até os seis anos de idade. Leia na integra aqui mais sobre este trabalho.

Em terceiro lugar foi premiado o trabalho  “Grupo de Postura, Educação e Saúde: o cuidado das dores de coluna na Atenção Básica” de autoria de Juscélio Pereira da Silva, Carmelinda Augusta Stanislau, Carla Karina Ribeiro Pinto Caetano, Maria do Carmo Ferreira Coutinho Silva, Rosângela da Costa Mota, Eliete Dutra da Silva, Geralda de Fátima Silva, Noelma Eduardo Souza, Carla Patrícia da Silva, Edmar França, ganhou um jantar na churrascaria Carretão Gaúcho.  O trabalho aborda as ações terapêuticas desenvolvidas no âmbito da atenção básica de saúde e direcionadas ao atendimento coletivo de pacientes com dores na coluna encaminhados pelas equipes de Saúde da Família. As atividades foram desenvolvidas e coordenadas pelo fisioterapeuta do NASF, com apoio dos agentes comunitários de saúde.

Jefferson Lorentz (ASCOM/SMS)