COSEMS/PA convida COSEMS/MG para realizar “De Repente... Gestor!” em Seminário no Pará
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

COSEMS/PA convida COSEMS/MG para realizar “De Repente... Gestor!” em Seminário no Pará

on 27 Janeiro, 2017

Entre os dias 23/01 a 26/01, a coordenadora técnica do COSEMS/MG, Paola Motta, e a assessora técnica, Magali Araújo, estiveram no estado do Pará para ministrar o curso “De Repente... Gestor!”. A capacitação foi realizada durante o “Seminário de Acolhimento aos Gestores do SUS 2017/2020”, organizado pela Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (FAMEP) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Pará (COSEMS/PA).

As assessoras do COSEMS/MG foram convidadas pelo COSEMS/PA, e durante estes quatro dias, os secretários municipais de saúde do Pará presentes foram orientados sobre os principais assuntos que englobam a administração da saúde pública.

A coordenadora técnica do COSEMS/MG, Paola Motta, falou sobre o histórico da saúde pública, a Constituição de 1988 e o Sistema Único de Saúde (SUS), o Plano Diretor de Regionalização de Minas Gerais, as responsabilidades gestoras, o controle social no SUS, o decreto 7.508/11, as Leis orgânicas da Saúde – 8.080 e 8.142, o modelo e redes de atenção, fundo municipal de saúde – organização e gestão, transferências SUS – portarias e pactuação, a Lei Complementar 141, a organização da Média Complexidade.

paola

Paola também abordou o contexto da saúde pública atual, cenários de análise para a articulação interfederativa, os instrumentos de planejamento do SUS, como o Plano de Saúde, Programação Anual, Relatórios de Gestão e Instrumentos Orçamentários, o Modelo de Atenção no SUS, as Redes de Atenção no SUS, Pacto pela Saúde/06, SISPACTO, os instrumentos de Gestão do SUS e o SARGSUS, os instrumentos Orçamentários, execução da despesa no SUS, financiamento no SUS, utilização dos recursos do SUS e o acompanhamento das transferências federais e estaduais.

E Magali Araújo, explicou sobre a atenção básica, a assistência farmacêutica e a vigilância em saúde.

magali