COSEMS/MG participa de audiência pública no MPF/MG para debater ampliação de tratamento a pacientes renais
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

COSEMS/MG participa de audiência pública no MPF/MG para debater ampliação de tratamento a pacientes renais

on 26 Janeiro, 2017

O secretário executivo do COSEMS/MG, Saulo Aparecido de Oliveira Pinto, participou no dia 24/01, de audiência pública na sede da Procuradoria da República em Minas Gerais, Belo Horizonte. A mesa de abertura foi composta pelo procurador regional dos Direitos do Cidadão Substituto Helder Magno da Silva, pela promotora de justiça de Defesa da Saúde Josely Ramos Pontes, pelo deputado estadual e presidente da Comissão de Saúde da ALMG, Arlen Santiago, pelo secretário executivo do COSEMS/MG, Saulo Aparecido de Oliveira Pinto, pelo presidente da Sociedade Mineira de Nefrologia, Daniel Calazans, pela diretora de Redes Assistenciais da SES/MG, Márcia Dayrrel, pelo presidente do COREN/MG, Marcos Rúbio, e pelo presidente da AMPAROS, Leomar Silva Viana.

O secretário executivo do COSEMS/MG em sua fala lembrou a importância do tema em discussão, pois o objetivo deve sempre ser o de proporcionar ao paciente com insuficiência renal crônica uma melhor qualidade de vida e condições favoráveis ao tratamento.

saulo

A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) do Ministério Público Federal (MPF) em Minas Gerais discutiu as condições de tratamento oferecidas no estado aos pacientes renais e a possível necessidade de expansão e/ou criação de clínicas de diálise.

O objetivo da audiência pública foi ouvir representantes do Poder Público, da sociedade civil e entidades para coletar informações sobre as condições de tratamento oferecidas em Minas Gerais aos pacientes renais; elencar dificuldades enfrentadas pelos portadores de doença renal crônica; analisar a possível necessidade expansão e/ou criação de clínicas de diálise e discutir formas de implementar e estender políticas públicas em prol dos portadores de insuficiência renal crônica.

Durante a audiência, o presidente da Sociedade Mineira de Nefrologia, Daniel Calazans, realizou uma explanação sobre a terapia renal substitutivo em Minas Gerais. Na sequência, os presentes tiveram a oportunidade de esclarecer suas dúvidas ou fazer ponderações, como foi o caso da assessora técnica do COSEMS/MG, Márcia Moreira de Morais, que salientou a importância da continuidade nas discussões da Comissão SES/COSEMS do Grupo Condutor de Média e Alta Complexidade Subgrupo Nefrologia.

marcia

Informações: MPF/MG