Cosems/MG defende valorização dos farmacêuticos mineiros na ALMG
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Cosems/MG defende valorização dos farmacêuticos mineiros na ALMG

on 04 Julho, 2023

1827274

Na última segunda-feira, 03 de julho, o presidente do Cosems/MG e secretário municipal de Saúde de Berizal, Edivaldo Farias, participou da audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que reivindicou a valorização dos farmacêuticos das redes de atenção à saúde, por meio do pagamento da gratificação prevista em resolução da Secretaria de Estado de Saúde e do fortalecimento da assistência farmacêutica no programa Farmácia de Minas.

Organizada pela Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social, a reunião discutiu a importância do farmacêutico e a efetivação do incentivo, que consta na resolução da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) 8.428/22 e estabelece normas gerais para concessão e execução do incentivo financeiro para custeio, no âmbito municipal, da Política Estadual de Assistência Farmacêutica Ambulatorial das Redes de Atenção à Saúde (Farmácia de Minas).

Em sua fala, o presidente do Cosems/MG destacou que muitas cidades não têm recursos suficientes para estruturar de forma eficiente a Farmácia de Minas local, o que também dificulta aos municípios de pequeno porte terem o farmacêutico no atendimento direto aos usuários.

O SMS de Berizal também alertou para a atuação do Cosems/MG. “Estamos de portas abertas para criar parcerias e ajudar a categoria no que for necessário, não somente em busca da valorização dos farmacêuticos, mas também no suporte aos municípios para que eles possam organizar o serviço farmacêutico. Não queremos punir os municípios, mas criar parcerias”, defendeu.

A categoria afirma que o pagamento do incentivo financeiro previso na resolução poderia ser feito como complementação salarial aos farmacêuticos, sendo pago também aos farmacêuticos que atuam na Assistência Farmacêutica do SUS.

Além do Conselho Regional de Farmácia de Minas (CRF/MG), estiveram presentes representantes da SES, do sindicato da categoria e do Conselho Estadual de Saúde (CES), entre outros.

Fotos: Guilherme Dardanhan/ fonte: ALMG