Nova diretoria do Cosems/MG toma posse com a presença do secretário de estado de saúde de Minas Gerais
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Nova diretoria do Cosems/MG toma posse com a presença do secretário de estado de saúde de Minas Gerais

on 22 Maio, 2023

 

Nova diretoria do Cosems/MG toma posse com a presença do secretário de estado de saúde de Minas Gerais

Tomou posse na noite desta quarta-feira (17), a nova diretoria executiva do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems/MG) para o biênio 2023/2025. A cerimônia, que aconteceu no Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte, contou com a presença de autoridades, como o secretário de estado de saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, secretário municipal de saúde de Belo Horizonte, Danilo Borges, e o superintendente da Comissão de Saúde do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Alexandre Santiago.

Em seu discurso de posse, o novo presidente do Cosems/MG, Edivaldo Faria da Silva Filho, agradeceu a confiança depositada pelos gestores.

“É uma honra estar aqui hoje com presidente do Cosems/MG. Vocês, gestores, que me colocaram aqui. Muito obrigado a todos por me proporcionar o privilégio de representar Minas Gerais frente a essa instituição tão importante.”

O presidente ressaltou que o bom trabalhado realizado pelo agora ex-presidente Eduardo Luiz Silva terá continuidade, bem como a parceria entre a instituição, a SES/MG e os gestores.

“Como profissional de saúde comprometido, estou ciente da importância do nosso papel de garantir saúde e bem-estar para a população do estado. Para mim, é um grande desafio, mas também uma oportunidade única de trabalhar em colaboração com todos vocês para implementar políticas e programas eficazes para oferecer saúde de qualidade aos mineiros, independentemente da sua localização geográfica, status socioeconômico ou condições de saúde.”, afirmou o presidente.

 

Parceria para oferecer saúde de qualidade

Secretário da SES/MG, Fábio Baccheretti, parabenizou os empossados e aproveitou a oportunidade para destacar a parceria da secretaria com o Cosems/MG, fomentada pelo ex-presidente Eduardo Luiz, e que será mantida com o presidente eleito, Edivaldo Faria.

“Nesses últimos dois anos, criamos uma relação de confiança, temos credibilidade um com o outro. Construímos muitas coisas, resgatamos a atenção primária e autonomia dos municípios”, disse o secretário sobre as ações conjuntas entre o Cosems/MG e a SES/MG.

Para o futuro, Baccheretti prevê o fortalecimento do SUS no estado e se diz certo de que o trabalho com o presidente Edivaldo será promissor.

“Vamos olhar para o SUS e saber que ele se tornou real devido ao empenho de pessoas bem intencionadas. Tenho muito orgulho de ter o Cosems/MG como parceiro. E com o presidente Edivaldo liderando a equipe, vamos desenvolver novas políticas públicas. Temos sementes para plantar e vamos colher muito frutos juntos”, salientou o secretário.

Na mesma noite, também foram empossados os oito novos membros do conselho fiscal do Cosems/MG. São eles: Mariana Archângelo Ferreira Fontes (Santana de Cataguases), Guilherme Leal Andrade (Coração de Jesus), Gustavo Vasconcelos Tannús (Monte Alegre de Minas), Huenerson Henrique Celestino (Dom Joaquim), Gilmar Antônio da Silva (Guarda-mor), Djalma Antunes Filho (Porteirinha), Pablo Carpanez Souza (Rio Novo) e Mayana de Souza Perácio (Inimutaba).

Durante a cerimônia de posse foram feitas diversas homenagens aos membros da diretoria que deixam o cargo, sobretudo ao ex-presidente, Eduardo Luiz Silva, que esteve à frente do Cosems/MG nos últimos seis anos.

Estiveram presentes prefeitos e prefeitas de diversas cidades mineiras, dirigentes das unidades regionais de saúde, gestores e técnicos municipais, equipe do Cosems/MG e convidados.

A mesa foi composta pelo presidente do Cosems/MG, Eduardo Luiz Silva; secretário de estado de saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti; pelo presidente eleito, Edvaldo Farias da Silva Filho; coordenador do CAO Saúde, promotor Luciano Moreira de Oliveira; superintendente da Comissão de Saúde do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Alexandre Santiago, representando o presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho; diretor financeiro do Conasems, Hishan Mohamad Hamida, representando o presidente do Conasems, Wilames Freire Bezerra; secretário executivo do Conasems, Mauro Guimarães Junqueira; presidente da mesa diretora do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais, Lourdes Aparecida Machado; vice–presidente eleito do Cosems/MG, Lúcio Alvim; secretário geral eleito do Cosems/MG, Alan Rodrigo da Silva; pelo deputado estadual, Neilando Pimenta; conselheiro fiscal da Associação Mineira de Municípios e prefeito de Ouro Branco, Hélio Campos, representando o presidente da AMM, Marcos Vinícius da Silva Bizarro; prefeito de Goianá, Estevam de Assis Barreiros; pela gestora municipal de saúde de Coqueiral e membro do conselho fiscal do Cosems/MG, Rafaela Gama Reis Marques; gestora municipal de saúde de Candeias da regional de Divinópolis, Daniela Alves Ferreira, representando todos os presidentes de Cosems regionais eleitos.