COSEMS/MG participa do lançamento do prêmio Mellyssa de boas práticas na atenção à saúde materna e infantil
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

COSEMS/MG participa do lançamento do prêmio Mellyssa de boas práticas na atenção à saúde materna e infantil

on 03 Março, 2023

 

52721484166 fa9de8e33b k

Na última quinta-feira, 02 de março, o Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG) e Secretário Municipal de Saúde de Taiobeiras, Eduardo Luiz da Silva, compareceu ao lançamento do Prêmio Mellyssa de boas práticas na atenção à saúde materna e infantil com o objetivo de identificar, valorizar e divulgar ações e medidas de enfrentamento à mortalidade materna e infantil realizadas em Minas Gerais.

Dentre os presentes, o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Saúde (CAO-Saúde), Luciano Moreira; o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior; o Subsecretário de Gestão Regional, Darlan Venâncio Thomaz Pereira, e a deputada estadual Leninha.

Luciano Moreira falou sobre a iniciativa. “Embora pareça um tema antigo, não é, pois, em 2021, a mortalidade materna no Brasil chegou a 110 óbitos por 100 mil habitantes. Em Minas, 94% das mortes maternas ocorrem por causas evitáveis. E 64% das mortes de crianças com até um ano também poderiam ser evitadas”, disse.  

Mellyssa é o nome de uma criança que morreu logo após o nascimento, em decorrência de uma infecção congênita cujo exame de detecção deve fazer parte do pré-natal. Mesmo tendo sua mãe passado por várias consultas médicas durante a gestação, a doença só foi diagnosticada no final da gravidez, quando o quadro já era irreversível para a bebê.

52721745144 628ff3a63e k

Sobre o prêmio Mellyssa

O prêmio terá inscrições gratuitas, mediante Relato de Experiência e vão até 30 de abril de 2023, no site projetomellyssa.mpmg.mp.br. Poderão participar agentes públicos municipais, independentes do vínculo que mantenham com o município, individual ou coletividade (co-autoria), que tenham participado da concepção ou da execução da boa prática inscrita. É admitida a inscrição de mais de uma boa prática por município, porém, cada autor poderá inscrever apenas uma boa prática.

Na inscrição, o interessado deverá descrever a boa prática na forma de Relato de Experiência, em formulário online, disponível em link no site projetomellyssa.mpmg.mp.br. A estrutura é: título da experiência, autor(es), contextualização e justificativa, objetivos, atividades desenvolvidas e resultados. Será admitida a inserção de imagens e documentos. A boa prática deve ter por objeto atividades desenvolvidas no SUS, no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS).

Os Relatos de Experiência que atenderem aos requisitos serão submetidos a uma comissão julgadora designada pela organização do Prêmio Mellyssa. As boas práticas receberão notas de zero a 10 segundo os critérios: inovação, criatividade, possibilidade de reprodução, alcance social, satisfação do usuário.

A organização e a comissão julgadora poderão solicitar documentos e realizar visitas para comprovação das atividades e resultados descritos.

As boas práticas serão premiadas da seguinte forma:

I – Inserção do Relato de Experiência das 10 melhores práticas em e-book elaborado pela organização;

II – Participação dos autores das cinco melhores boas práticas em programas da TV MP em uma série sobre o tema: Enfrentamento à mortalidade materna e infantil em Minas Gerais;

III – Custeio de passagens e cinco diárias de dois autores, das três melhores boas práticas, para apresentação da boa prática em seminário internacional a ser realizado na Universidade de Coimbra, em Portugal.

Poderão ser concedidas homenagens e menções honrosas a pessoas ou instituições a juízo da organização do prêmio.

As comunicações e divulgações das atividades do Prêmio Mellyssa serão feitas no site projetomellyssa.mpmg.mp.br e no Instagram @projetomellyssa.mpmg.

 

Com informações e fotos do MPMG