COSEMS/MG presente no Webseminário Estadual de Saúde Bucal de Minas Gerais:
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

COSEMS/MG presente no Webseminário Estadual de Saúde Bucal de Minas Gerais:

on 25 Outubro, 2021

O Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG) e Secretário Municipal de Saúde de Taiobeiras, Eduardo Luiz da Silva representou a instituição nesta segunda-feira (25/10), no Webseminário Estadual de Saúde Bucal de Minas Gerais: “A Rede de Atenção à Saúde Bucal do SUS: Avançando no rumo da integralidade e equidade,” realizado pela  Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) por meio da Coordenação Estadual de Saúde Bucal.

Ao longo do dia foram realizados diversos debates sobre diferentes temas, entre eles: “Qual Atenção Primária à Saúde deseja construir?”, “As Redes de Atenção à Saúde: Da Hierarquia à Poliarquia”,” Padrão de dispensação de antibióticos, prescritos por cirurgiões dentistas, no SUS-MG: Os resultados da pesquisa” e “Atenção a Saúde Bucal: As entregas para o SUS-MG). Também foram apresentados produtos idealizados pela equipe técnica da Coordenação Estadual de Saúde Bucal como a Política Estadual, Sorria Minas, a proposta de atualização das regras e normativas da Rede de Atenção à Saúde Bucal de Minas Gerais, a revisão do financiamento estadual, a operacionalização do processo de trabalho das equipes de saúde bucal no contexto da construção social da Atenção Primária a Saúde e a inclusão da odontologia hospitalar.                          

O Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti destacou a importância do Webseminário e da Política de Saúde Bucal tratando sobre Atenção Primária, a Atenção Especializada e a Atenção Hospitalar que dentro de um CTI é fundamental na redução de pneumonia respirativa e doenças que poderiam ser consideradas evitáveis dentro dos hospitais nessa linha de cuidado da saúde bucal. Também pontuou que a saúde publica de Minas Gerais vive um novo momento, onde a SES/MG consegue dar previsibilidade aos gestores municipais e prestadores de serviços sobre orçamentos financeiros, algo que não era comum e que atualmente quando é pactuado um valor de repasse para uma política é possível cumprir. “Este ano passou mais de R$ 380 milhões para municípios para a Atenção Primária, um recorde, pois o maior valor passado anteriormente foi em 2019, na casa de R$ 10 milhões, sendo que em 2018 não foi repassado nenhum valor. Isso mostra um novo momento da política pública. É um grande privilégio estar aqui, junto a esta equipe maravilhosa e discutindo com o COSEMS/MG as novas políticas para uma melhor qualidade de vida para todo cidadão mineiro”, disse.

lsb2510

A Coordenadora Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Caroline Martins informou que no dia 25 de outubro é comemorado o dia nacional do dentista e da Saúde Bucal, e destacou a necessidade da mobilização para discutir os avanços e os desafios de uma área tão importante com a presença do Secretário Estadual, do COSEMS/MG e do CONASS, o que demonstra a visibilidade e relevância da agenda bucal na estruturação da Rede de Atenção a Saúde. “Temos alguns avanços recentes, sobretudo de 2019 até os dias atuais onde foram realizadas muitas mudanças na Atenção Primária e na Saúde Bucal. Hoje temos mais de 30 mil equipes de saúde bucal e com o indicador do Previne Brasil de pré-natal odontológico, colocamos a necessidade e relevância que se tem de fazer o pré-natal integral junto ao cuidado bucal e também iremos trazer mais recursos para a saúde bucal que irá avaliar o desempenho das equipes e a atuação dos profissionais junto às equipes multiprofissionais médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde,” relatou.

O Presidente do COSEMS/MG Eduardo Luiz  ressaltou a importância de falar sobre a Saúde Bucal, uma política importante que Minas Gerais voltou a discutir. Também informou que na última reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Minas Gerais (CIB-SUS/MG) foi aprovada a Nova Política de Saúde Bucal de Minas Gerais, o Sorria Minas, o que demonstra a importância da nossa população ter um sorriso melhor e de novos olhares para a Atenção Primária o que possibilita muitos avançamos no cuidado primário da saúde bucal da população.

O Presidente também pontuou que a nova política da Saúde Bucal traz a integralidade do cuidado que começa com as consultas nas Unidades Básicas de Saúde para proporcionar a população, o cuidado necessário com a saúde bucal. “Ainda precisamos avançar muito, principalmente no financiamento da política no que diz respeito às especialidades. Os centros de especialidades odontológicas possuem um financiamento muito impróprio para o trabalho que eles realizam. Precisamos discutir a nível nacional o financiamento da Saúde Bucal, pois há uma necessidade de realizar vários procedimentos que são impossíveis realizar pela Atenção Primária. Com o financiamento adequando os centros poderão se qualificar e a nossa população terá garantido um dos princípios do SUS, que é a integralidade do cuidado da saúde,” destacou.

Confira na íntegra o Webseminário Estadual de Saúde Bucal de Minas Gerais: https://www.youtube.com/watch?v=3032vTZZ-H0&ab_channel=COSEMSMG