Reunião COSEMS/MG – Dezembro 2021
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Reunião COSEMS/MG Dezembro 2021

on 09 Dezembro, 2021

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG) realizou na manhã desta quinta-feira (09/12), em Belo Horizonte, a Reunião Ordinária do mês de dezembro para alinhamento das pautas e discussões da Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Minas Gerais (CIB-SUS/MG), de forma semipresencial considerando as medidas de prevenção ao contágio, enfrentamento e contingenciamento do Coronavírus (COVID-19), com transmissão ao vivo para todos os envolvidos no Canal do COSEMS/MG, no Youtube.

A mesa diretiva foi composta pelo Vice-Presidente do COSEMS/MG e Secretário Municipal de Saúde de Nanuque, Ricardo Almeida Viana, o 1º Tesoureiro, Edson Alves de Oliveira, o 2º Tesoureiro, Ricardo Cacau Melo e a Coordenadora da Área Técnica Paola Soares Motta.

IMG 3134

Ricardo Viana destacou que está preocupado, pois várias ações estão sendo feitas e muitos municípios não assinaram as resoluções e não apresentaram a atualização do Plano de Trabalho e pontuou que neste momento, o papel dos Apoiadores do COSEMS/MG será muito importante para que os gestores de saúde consigam cumprir as metas estabelecidas. Também disse que no próximo ano, o Presidente Eduardo pretende aproximar o COSEMS ainda mais dos municípios, com um projeto de percorrer todo o Estado de Minas Gerais para mostrar a atuação do COSEMS/MG. “Se fomos atuantes quando tínhamos falta de recursos, agora que temos recursos é horar de apoiar e orientar os gestores ainda mais. Tenho certeza que a nova casa irá trazer muita coisa boa na área de formação e capacitação,” disse.

Edson Alves falou sobre a necessidade dos gestores realizarem um acompanhamento específico dos recursos enviados pelo Fundo Nacional de Saúde, pois o Governo Federal está atento aos mínimos detalhes das contas apresentadas pelas secretarias e por isso, é necessário muito critério para que não percam repasses.

Ricardo Cacau disse que apesar dos muitos desgastes durante o ano, os gestores também venceram várias etapas importantes do SUS, que foram fundamentais no enfrentamento da pandemia da COVID-19 e destacou que a Diretoria do COSEMS/MG está sempre à disposição para atender todos da melhor maneira possível junto aos técnicos da instituição.

Paola Motta informou que foi realizada uma reunião com os Apoiadores do COSEMS/MG para alinhar diversas demandas, principalmente as mais burocráticas que precisam ser resolvidas no fim de ano, como por exemplo, o empenho do orçamento de guerra. “É preciso empenhar o dinheiro. Olhar para a necessidade da aplicação do recurso na Vigilância e nas áreas que serão necessárias.” Também fez um alerta para o próximo ano sobre a utilização do recurso dos limites de pessoal, e disse que o COSEMS fará uma nota técnica/jurídica/contábil para falar sobre a aplicação dos recursos.

A Assessora Técnica do COSEMS/MG, Magali Brito informou entre outros pontos sobre a reunião da Comissão da Assistência Farmacêutica, onde foram tratadas assuntos com as Atas de Registro de Preço, que estão vencendo e alertou que novas atas estão sendo inseridas no Sistema Integrado de Gerenciamento da Assistência Farmacêutica (SIGAF) para que os municípios façam a adesão. “Os prestadores têm 25 dias úteis para fazer as entregadas das AFs, fazendo essa programação e liberação, vocês irão receber até o dia 22 de janeiro, é preciso ficar cautelosos com esta situação,” disse. Também destacou que de acordo com consulta feita ao CONASEMS, até o dia 15 de dezembro sairá uma nova portaria ministerial com recursos para a manutenção dos Centros COVID, em todo o país.

IMG 3181

 

A Assessora Técnica, Ethiara Vieira informou sobre a Deliberação das normas gerais de adesão, execução, acompanhamento, controle e avaliação da concessão de incentivo financeiro excepcional aos municípios para fomento das Juntas Reguladores e Referência Técnica municipal no âmbito da Rede de Cuidados a Pessoa com Deficiência no SUS de Minas Gerais. O repasse de incentivo financeiro aos municípios será no valor de R$ 200 milhões, repassado em parcela única do Fundo Estadual de Saúde aos Fundos dos Municipais de Saúde. Os municípios terão o prazo de 24 meses, a partir da assinatura do instrumento de repasse para execução do recurso. Também foi informado que o COSEMS/MG já pediu uma observação a respeito dos indicadores, pois na deliberação o recurso deve ser utilizado apenas nas Juntas, mas na visão da instituição, o recurso deverá contemplar todos os custeios da rede, e de acordo com os Planos Municipais os gestores poderão fazer uso do recurso.

IMG 3189

A Assessora Jurídica do COSEMS/MG, Cristiane Tavares fez a leitura da Nota Informativa do Esclarecimento da assunção do Comando Único em período eleitoral que trata das vedações do período eleitoral e do repasse de recursos de três meses antes do pleito. Na Nota está explicito que na ELEIÇÃO ESTADUAL, que acontecerá no próximo ano, caso o município receba recurso de fonte estadual,, este é repassado diretamente pela SES/MG aos prestadores. Os municípios não podem assumir o comando único nos três meses que antecedem as eleições (julho, agosto e setembro), bem como no mês da eleição (outubro). Tal vedação tem fundamento em norma que inviabiliza o repasse de recurso estadual no período eleitoral até o encerramento das eleições. Pelo fato da descentralização da gestão se referir à alteração que passa a vigorar a partir do primeiro dia do mês da assunção do comando único, essa só poderá ocorrer no mês subsequente ao término dos trâmites eleitorais.

IMG 3193

A Assessora Técnica Márcia Moreira informou sobre a Deliberação que suspende a reprogramação da média complexidade hospitalar, categoria de programação urgência, para o ano de 2022 e pontuou que a suspensão se deve ao impacto causado pela pandemia de Coronavírus na produção aprovada de 2020, que seria aplicada para identificação das bandas de resolubilidade, o que pode trazer distorções ao fluxo assistencial. Também relatou que os municípios de origem poderão solicitar remanejamento, caso identifiquem inadequações na pactuação da média complexidade hospitalar. “Está suspenso, vamos manter o ano de 2019 para todo mundo, mas quem no seu contexto identificar que 2020 reflete mais a realidade atual do que a de 2019, deve solicitar que se aplique as bandas de resolubilidades ao ano de 2020. Estamos dando aos municípios esta necessidade de avaliação da sua própria realidade,” pontuou.

IMG 3200

IMG 3133IMG 3142

Assista na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=ozJE6GLscP4&ab_channel=COSEMSMG

Fotos: https://drive.google.com/drive/folders/1bSxX-ZGnx-pe3A9oPvsIpnyWYaKBrE6m?usp=sharing