COSEMS/MG presente na Live "SUS, mais necessário que nunca"
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

COSEMS/MG presente na Live "SUS, mais necessário que nunca"

on 19 Agosto, 2021

Representando o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG), o Presidente e Secretário Municipal de Saúde de Taiobeiras, Eduardo Luiz da Silva participou na noite desta quarta-feira (18/08) da Live "SUS, mais necessário que nunca". A Live é um evento preparatório do 11º Congresso Regional da Psicologia de Minas Gerais (COREP). O objetivo dos eventos preparatórios é fomentar debates de temas importantes para a categoria e publicizar o processo do Congresso Nacional da Psicologia (CNP).

O evento foi mediado pela Presidenta do CRP-MG, integrante da mesa diretora do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG), Lourdes Machado e também contou com a participação do Vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde de MG, Ederson Alves, a Especialista em Saúde Pública e Especialista em Dependência Química, Cláudia Espósito e o Assessor de Governança e Referência Técnica de Saúde Mental na Superintendência Regional de Saúde de Manhuaçu - SES/MG, Marcos Moreira

O Presidente Eduardo Luiz ressaltou que a realização desta live é extremamente oportuna em um momento que o país está passando por uma pandemia com mais de 570 mil mortes, o que o entristece muito já que no Brasil existe o maior sistema de saúde do mundo, o SUS, que é o resultado da luta de muitas pessoas que trabalharam e ainda contribuem para a construção de um sistema cada vez mais incluso, acessível, integral e principalmente gratuito.

live presida 2

Também destacou que o SUS sofre com um desfinanciamento histórico e que nos últimos tem se agravado de forma substancial e pontuou que para além da discussão do financiamento é preciso manter outras discussões fundamentais como a Rede de Prestação de Serviços do SUS que não faz procedimentos eletivos há mais de um ano devido à pandemia, o que gerou algo em torno de um bilhão de procedimentos e cirurgias em todas as linhas de cuidado, desde as mais simples até os mais complexos como cirurgias de câncer, cardiologia, neurologia entre outros que não foram realizados, o que é um grande desafio para o SUS do país, principalmente para Minas Gerais.

O Presidente Eduardo pontuou que o SUS enquanto política de saúde pública é o maior avanço que a sociedade conseguiu construir nos últimos 40 anos,e é resultado de muitas lutas que ainda continuam ocorrendo a nível de deliberação, de uma maneira ordenada para contemplar as necessidades regionais para que a população tenha o acesso mais facilitado as suas necessidades de saúde, principalmente neste momento que é preciso superar a pandemia. Também disse que o país poderia estar muito mais adiantado na vacinação e no combate a pandemia se os governantes tivessem tomado decisões assertivas e que até o momento não foram publicadas por exemplo, portarias para o financiamento dos centros COVID e os municípios precisam manter o monitoramento adequado para o bem da população.

“Precisamos usar este legado para qualificar a nossa rede, não podemos deixar simplesmente que ao cessar da pandemia seja desmobilizado tudo o que já foi feito. Todos os municípios criaram formas de monitorar os pacientes com COVID e porque não usar estas forças, estas equipes para monitorar outros agravos para fazer mais promoção de saúde do que apenas tratar agravos que são evitáveis. São desafios que nós teremos no nosso SUS e no nosso dia a dia, e precisamos fazer com que o SUS continue crescendo e dando resultados a sociedade brasileira para que a nossa população tenha cada vez mais saúde de qualidade,” destacou.

Confira a Live na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=tKoCFqkafOc