12º Encontro da Série: “COSEMS 30 anos – Dialogando com a história”!
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

12º Encontro da Série: “COSEMS 30 anos Dialogando com a história”!

on 13 Julho, 2021

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG) realizou na tarde desta terça-feira (13/07), o 12º episódio da Série: “COSEMS 30 anos – Dialogando com a história,” uma programação comemorativa da trajetória da instituição que completa 30 anos de grandes conquistas e histórias para a saúde pública dos mineiros, com personalidades importantes que fizeram e fazem parte da instituição e do SUS de Minas Gerais.

Neste encontro, a Coordenadora da Área Técnica, Paola Soares Motta contou com a participação do Presidente do COSEMS/MG e Secretário Municipal de Saúde de Taiobeiras, Eduardo Luiz da Silva, o Secretário Executivo do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Mauro Guimarães Junqueira e o Secretário Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Dr. Jackson Machado, que contaram um pouco de suas histórias e falaram sobre as perspectivas pós-pandemia.

O Dr. Jackson Machado contou que sua trajetória na saúde pública começou quando se formou em medicina em 1978 e foi trabalhar no corpo clinico da Santa Casa e que a partir da criação do SUS, se apaixonou pelo sistema. Sua trajetória com o COSEMS/MG teve início por meio do ex-Secretário Executivo do COSEMS/MG, Saulo Pinto que o visitou quando se tornou secretário de saúde de Belo Horizonte em 2017, e que a partir daquele primeiro contato entendeu que era uma instituição de grande importância na organização do SUS e na distribuição de equidade. “É muito claro para mim que no início do SUS, o código de endereço postal de uma pessoa equivalia o acesso aos serviços de saúde, e isso ainda infelizmente é verdade em grandes áreas do nosso país. O COSEMS e o CONASEMS tem essa missão importantíssima de fazer com que a equidade do atendimento seja alcançada por todos,” destacou.

Mauro Junqueira contou que está na saúde pública há 35 anos, passou por diversos setores da secretaria de saúde até se tornar gestor de São Loureço e outros municípios do Sul de Minas. Em 1986, atuando nas ações integradas de saúde, participou da criação de um consórcio, que até os dias de hoje atua em 15 municípios como facilitador na prestação de serviços de média e alta complexidade. Em uma reunião em Alfenas, os diretores regionais do Estado o lançaram como presidente do COSEMS/MG, e essa história reconhecida nacionalmente perdurou de 2007 a 2015, com muitas conquistas para a instituição e para o SUS, como diversos cursos de capacitação e o Projeto Apoiador, implantado em todo o Brasil que hoje se consolida como uma história de assistência e dedicação aos gestores. No CONASEMS também escreveu uma história de sucesso como Diretor, Presidente e hoje Secretário Executivo.

live12

O Presidente do COSEMS/MG, Eduardo Luiz enalteceu a presença dos convidados que são personalidades do SUS e destacou o trabalho competente desenvolvido pelo Dr. Jackson Machado junto a sua secretaria atendendo de forma equânime a toda a população. Também destacou que Mauro Junqueira é uma referência de trabalho e competência para a saúde pública de todo o país, e o parabenizou pelo prêmio “100 Mais Influentes da Saúde,” recebido pelas personalidades que se destacaram por suas atuações no setor nos últimos dez anos.

O Presidente Eduardo destacou que estamos vivendo o maior desafio do SUS e da saúde pública de todo o país, momento que foi necessário realizar o enfrentamento da pandemia e continuar fazendo saúde pública de qualidade para atender a população de todas as outras doenças e agravos, e perguntou aos convidados sobre as perspectivas do SUS para o pós-pandemia.

Dr. Jackson Machado, ressaltou a amplitude das ações do SUS no cuidado dos pacientes COVID e de outros agravos, e pontuou que neste momento há uma grande preocupação com o financiamento do SUS, pois os recursos federais destinados a COVID já se esgotaram e estão trabalhando com déficits financeiros mensais o que traz grande inquietação sobre o futuro. Sobre a COVID, ele disse ser um otimista crônico, pois tem visto uma queda grande do número de internações e óbitos acompanhando o número de pessoas vacinas. “Não há dúvida que viveremos um novo normal, mas sempre com o pé atrás, pois o vírus é um inimigo silencioso, perigosíssimo e oculto que tem suas mutações e que cada vez mais traz desafios para a ciência. Infelizmente algumas pessoas ainda se recusam a acreditar que a vacinação é um ato muito mais coletivo  que individual”, disse.

Mauro Junqueira disse que o cenário ainda é preocupante, não se pode baixar a guarda, pois a cobertura vacinal ainda está muito baixa, mas pontuou que até o mês de agosto o país terá recebido 80 milhões de doses, o que possibilitará ter um salto muito grande na vacinação de todo o país, também disse que está trabalhando diuturnamente para ampliar o público apto a vacinação e destacou que no país existem mais de um bilhão e 500 milhões de procedimentos ambulatoriais e hospitalares não realizados desde março de 2020, o que será um grande desafio para a gestão. “CONASEMS e CONASS estão há três meses defendendo junto ao Congresso Nacional e Ministério da Saúde defendendo um aporte de R$ 40 bilhões para Estados e Municípios, vamos ter um recurso que pode aproximar a isso, porque só de leitos de UTI é um bilhão por mês, os centros de atendimento COVID tem a garantia de pagamento pelo Ministério de mais três meses. Precisamos aumentar os números de fisioterapeutas nos centros de atendimento COVID pós-pandemia, pois as sequelas são gigantes e é preciso ter uma equipe multidisciplinar nestes centros,” pontuou.

Confira na íntegra o 12º Encontro da Série: “COSEMS 30 anos - Dialogando com a história”: https://www.youtube.com/watch?v=ExTPweclUao