2º Encontro da Série “COSEMS 30 anos – Dialogando com a história”!
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Encontro da Série “COSEMS 30 anos Dialogando com a história”!

on 27 Abril, 2021

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG) completou 30 anos de grandes conquistas e histórias para a saúde pública dos mineiros, e para comemorar esta trajetória tão importante, foi realizado na tarde desta terça-feira (27/04), o segundo encontro da Série “COSEMS 30 anos – Dialogando com a história” com transmissão ao vivo no canal do COSEMS no YouTube.

A Série “COSEMS 30 anos – Dialogando com a história” contará com 30 entrevistas, que serão realizadas às terças feiras, às 12h30min, ao vivo no canal do COSEMS no YouTube, em um bate papo descontraído para realizar um resgate histórico da instituição com as pessoas que fizeram e fazem parte deste importante patrimônio do Sistema Único de Saúde (SUS) e do COSEMS de Minas Gerais. Neste segundo encontro, a Coordenadora Paola Soares Motta que irá conduzir toda a série, iniciou sua fala informando que o bate papo desta terça-feira seria com a Equipe Técnica do COSEMS de Minas Gerais, Magali Brito, Márcia Moreira, Cristiane Tavares e Ethiara Vieira. “Tenho muito orgulho de coordenar este time feminino, robusto, enxuto, mas muito competente,” ressaltou Paola.

Para iniciar o encontro, a Assessora Técnica do COSEMS/MG, Ethiara Vieira contou um pouco sobre sua história na instituição, que começou quando morava no interior e após um convite da gestora, foi participar de um grupo condutor da Saúde Mental. “Um fato marcante foi à própria pactuação da saúde mental. A proposta inicial era para que pactuasse a rede apenas na capital e região metropolitana, lembro-me bem que o presidente do COSEMS/MG a época disse que ou pactuava toda a rede no Estado ou não continuaríamos a discussão. Pra mim isso foi muito marcante, porque eu vim para a reunião para representar o município de 20 mil habitantes e ia voltar falando que não seria possível pactuar o CAPS porque era só para Belo Horizonte e região, ou seja, eu achei fantástica essa posição do COSEMS, por que a partir disso conseguimos pactuar a CAPS para todo o Estado,” contou.

Ethiara ainda afirmou que esta discussão ampliou muito os seus conhecimentos para outras discussões e redes que foi acompanhando ao longo de sua trajetória no COSEMS. “Em uma reunião que participava na semana passada, as técnicas da SES falaram que escutar o COSEMS era escutar a fala dos munícipios e eu acho que isso vai ao encontro deste fato marcante, porque vamos para as comissões para escutar e discutir os assuntos entre técnicos e gestores, para trazer a visão dos municípios para as discussões estaduais,” destacou.

Assessora Jurídica do COSEMS/MG, Cristiane Tavares contou que sua história do COSEMS/MG começa em março de 2012, inicialmente seria para a vaga de auxiliar na prestação de contas de um convênio para um mês, quando chegou à sede do COSEMS, foi informada que a vaga tinha sido preenchida, mas após algum tempo foi chamada para trabalhar na instituição e essa história já faz nove anos. “Essa história vai de encontro a minha experiência de muitos anos como Assessora Jurídica da SES e na atuação com GRS, em ouvir os municípios e explicar a realidade. Às vezes, como advogados não conseguimos traduzir somente com a letra fria da Lei, e um fato marcante para mim, foi o COSEMS ser fortalecido nos fóruns jurídicos, muitas vezes vemos a necessidade que os desembargadores, promotores escutem o lado do gestor. A partir de 2012 a oitiva dos municípios foi fortalecida, tanto no TJMG como com os termos de cooperação onde o Ministério Público foi percursor e até hoje dá continuidade no Cao-Saúde,” relatou.

Doc5 2

A Assessora Técnica Marcia Moreira destacou que a sua história com o SUS se mistura com o COSEMS porque formada em direito, trabalhava como estagiária na prefeitura de Governador Valadares e estava envolvida com a secretária de saúde do município. Em 2004, foi convidada para ser assessora jurídica da secretaria de saúde de Ipatinga e a missão era responder as cartas de promotores, e para isso, era preciso estudar um pouco mais sobre o SUS. “Comecei a estudar e tive a grande sorte de ter o Dr. Renato Fraga que era um grande gestor com muito conhecimento de SUS e ele trabalhava com a Katia Barbalho que era Diretora de Regulação que foi posteriormente presidente do COSEMS. Os dois foram responsáveis por me ensinarem muita coisa sobre gestão e regulação do SUS. Em 2006 fui convidada para ser a diretora de regulação e assim passei a frequentar as reuniões de COSEMS e CIB todos os meses, assim me candidatei a uma vaga que surgiu na Comissão PPI. Após muitos eventos, seminários e cursos, em 2009, o ex-presidente Mauro Junqueira me convidou para compor a Assessoria Técnica do COSEMS, vivi a gestão municipal e depois pude utilizar esta experiência dentro do COSEMS enquanto assessora,” relatou.

A Assessora Técnica Magali Brito relatou sua trajetória profissional e ressaltou que começou a participar das reuniões de COSEMS e como gestora de saúde foi presidente do COSEMS Regional de Belo Horizonte por três mandatos e assim teve a oportunidade de fazer parte da diretoria da instituição. “Naquele momento, um fato muito marcante foi participar da aprovação do Projeto Apoiador. Sinto-me muito honrada de ter feito isso, porque como presidente eu me lembro da dificuldade de fazer as convocações e elaborações de pauta. Essa sensibilização dos gestores para discutir as politicas públicas da nossa região era muito difícil, mas o Projeto facilitou demais a nossa vida com essa mobilização do território e trazer os gestores para juntos das discussões,” explicou.

Magali também contou que em 2011, se candidatou para trabalhar no COSEMS e assumiu a função de Assessora Técnica, ficando responsável pela área de Vigilância, Atenção Básica e Assistência Farmacêutica. “É um desafio muito grande, a gente se dedica muito e aprendemos muito com todos, trocamos informação e conhecimento com os gestores, porque ninguém sabe tudo e a cada dia aprendemos mais. É uma troca constante entre apoiadores, COSEMS, municípios, SES, CONASEMS e Ministério da Saúde, enfrentamos desafios constantes, mas que nos impulsa, nos dá força e união da equipe COSEMS que tenho muito orgulho de fazer parte,” destacou.

A Coordenadora Paola Soares também entrou no bate papo e ressaltou que sua história de vida se confunde completamente com a história do SUS e do COSEMS, pois sua primeira referência foi o seu pai, que era servidor público e mostrou a importância da administração pública, o cuidado que é preciso ter com o bem público e o espírito da discussão para poder buscar diversos olhares, de pensar e ouvir o diferente.

Também destacou que no início de sua trajetória conheceu pessoas importantes que a fizeram despertar para um novo olhar para a forma de fazer saúde. Em 1986, iniciava sua carreira como dentista, já em 1988, passou a atuar também na gestão com diversos projetos que beneficiavam e fortaleciam o SUS que estava no início de sua construção, depois atuou como secretária municipal de saúde e consultora para o todo o país, inclusive para o Ministério da Saúde. Em 2007 foi convidada para assumir o cargo de coordenadora técnica do COSEMS/MG, ano que o Mauro Junqueira se torna presidente do COSEMS/MG. “Assumimos o COSEMS e o Pacto da Saúde que trouxe a oportunidade também financeira de fortalecer a participação dos gestores municipais nos espaços regionais e nacionais. Dar voz aos gestores municipais e retomamos as comissões para ouvir os gestores, começamos a fazer cursos presenciais, à distância, seminários, publicações e possibilitamos a participação dos gestores nos congressos. E deixei para falar no final do meu filho que é o Projeto Apoiador,” ressaltou.

E para quem quiser conhecer um pouco mais sobre o Projeto Apoiador, fique ligado e não perca o próximo encontro, na próxima terça-feira (04/05), às 12h30min, o encontro será com os Apoiadores do COSEMS/MG, no canal do COSEMS no YouTube.

O SUS forte e consolidado de Minas Gerais tem muita história para contar e comemorar!

Viva o SUS! Viva o COSEMS/MG!

Assista na íntegra o 2º Encontro da Série “COSEMS 30 anos – Dialogando com a história” no canal do COSEMS no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=Wvv7xhdyz_g