COSEMS/MG presente no 1º Encontro com os Coordenadores Municipais de Saúde Bucal do SUS/MG
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

COSEMS/MG presente no Encontro com os Coordenadores Municipais de Saúde Bucal do SUS/MG

on 24 Fevereiro, 2021

O Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG) e Secretário Municipal de Saúde de Taiobeiras, Eduardo Luiz da Silva representou a instituição na manhã desta quarta-feira (24/02), no 1º Encontro com os Coordenadores Municipais de Saúde Bucal do SUS/MG, realizado de forma virtual, com o intuito de fortalecer a interação com os gestores, apoiar a gestão em saúde bucal nos territórios e dar as boas-vindas aos coordenadores municipais e aos demais profissionais das Equipes de Saúde Bucal (ESB) do SUS-MG na gestão municipal que se inicia em 2021.

saudebucal

Também estiveram presentes no evento o Presidente do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais, Raphael Castro, a Coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Fernanda Vilarino Jorge, Presidente da Câmara Técnica de Saúde Coletiva do CRO-MG, Heron Ataíde, Secretário da Câmara Técnica de Saúde Coletiva do CRO-MG, Giulliano Henrique, Professor de Gestão em Saúde, Vinício Felipe, a Referência Técnica da Coordenação SES/MG, Jacqueline Silva Santos, o Coordenador Municipal de Saúde Bucal de Varginha, Augusto César, Coordenador Adjunto de Odontologia de Conselheiro Lafaiete, Glayson da Silva e o Coordenador Municipal de Saúde Bucal de Montes Claros, Guilherme Gonçalves.

O Presidente do COSEMS/MG Eduardo Luiz ressaltou a importância de discutir o papel da Saúde Bucal dentro da Atenção Primária, pois os trabalhadores e técnicos do SUS precisam incorporar diariamente a saúde bucal nas ações da Atenção Primária, sem haver uma separação. “É importante que os coordenadores da Atenção Primária discutam em seus territórios sobre a Saúde Bucal e quebrem os paradigmas, pois só assim, nós teremos uma Atenção Primária mais fortalecida garantindo a integralidade e qualidade do cuidado à nossa população.” Eduardo também destacou que o Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais tem trabalhado levando aos seus associados informações de qualidade com fóruns que fortalecem as classes, o debate e a construção coletiva de um SUS que é universal. “É isto que nós precisamos, os conselhos de classe precisam cuidar dos seus profissionais e discutir o papel de cada um dentro do SUS, tenho certeza que este trabalho será exemplo para o nosso país, porque é assim que nos vamos construir um SUS cada vez mais forte, resolutivo, equânime e eficiente para cuidar da população de Minas Gerais e do Brasil,” pontuou o presidente.

saudebucal1

A Coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), a Dra. Fernanda Vilarino Jorge afirmou que este primeiro encontro entre SES, CRO e COSEMS/MG mostra que todos estão trabalhando juntos para o fortalecimento da saúde bucal e destacou que o Programa Brasil Sorridente reorganizou a prática de saúde bucal com o objetivo de qualificar e ampliar os processos de saúde bucal, o que aumentou a importância e a necessidade dos coordenadores municipais da saúde bucal. “O coordenador irá acompanhar não apenas a gestão dos recursos humanos, estoques ou insumos, mas irá planejar e acompanhar o diagnóstico situacional do seu território e observar onde irá atuar para gerar igualdade de assistência para seus usuários” disse.

O Presidente do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais, Raphael Castro relatou que é importante estabelecer nas novas diretrizes dos municípios, o cargo de coordenação da saúde bucal para garantir a assiduidade e qualidade dos serviços dos municípios. “Nós queremos agregar conhecimento junto à parceria com a SES de fazermos capacitações constantes e relevantes aos municípios. É muito importante levar estas discussões neste ambiente que será uma discussão permanente entre nós, inclusive com questões relevantes para nossa classe, como neste momento da vacinação. Estamos trabalhando diariamente pela vacinação, levando o conhecimento de todas as superintendências regionais, prefeitos e secretários de saúde sobre a necessidade de priorização da odontologia pelo grande risco ocupacional que nós vivemos hoje,” afirmou Raphael Castro.

Durante o 1º Encontro com os Coordenadores Municipais de Saúde Bucal do SUS/MG, também foi realizada a apresentação da proposta do encontro e a importância do coordenador (a) municipal de saúde bucal, além palestras sobre os planos de ações municipais para a reorganização dos serviços de saúde bucal em tempos COVID-19, atribuições e competências esperadas do (as) coordenadores (as) municipais de saúde bucal, entre outros.

Confira na íntegra o evento: https://www.youtube.com/watch?v=wS5QTOhr6QY