Municípios Mineiros recebem prêmios por Experiências Exitosas
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Municípios Mineiros recebem prêmios por Experiências Exitosas

on 01 Agosto, 2018

Por Ariane Fernandes

Durante a programação do 34º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e do 6º Congresso Norte e Nordeste, em Belém do Pará, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, diversas experiências exitosas de todo o país foram apresentadas e muitas delas premiadas, o estado de Minas Gerais foi agraciado em diversas categorias.

Na premiação por região do país, o Município de Sacramento foi escolhido como representante da região sudeste, com um prêmio de 10 mil reais com a experiência Academia Viva – Projeto Apresentado na III Mostra da Saúde da Família em 2008 com o nome Cidade Viva, de autoria do Gestor Reginaldo Afonso dos Santos e Flávio José da Costa, que visa aliar promoção da saúde e qualidade de vida ao lazer, práticas corporais e atividades físicas, educação em saúde, família e escola, buscando a intersetorialidade como estratégia para cumprimento das metas propostas na Política Nacional de Promoção da Saúde.

reginaldo. aento

Na categoria de Web Documentários, na qual 23 estados brasileiros tiveram projetos selecionados para a produção de vídeos, que será realizada com apoio do CONASEMS, o projeto vencedor foi o de Enfrentamento da Febre Amarela em Piedade de Caratinga: Do Caos ao Ideal, de autoria do Gestor Ageu Quintanilha Viana Nascimento, Leandro Orcini Alves e Leidiane Maria Ferreira Gomes. O projeto foi realizado para atender o surto de febre amarela que começou a surgir em dezembro de 2016 no município que propôs um processo de trabalho multiprofissional e integrado junto aos profissionais para identificar as fontes de contágio, imunizar os moradores, notificar e investigar casos prováveis e garantir a assistência aos usuários que alcançou 100% da população alvo imunizada.

ageu

Premiados na Temática da 15° Mostra Brasil Aqui tem SUS, na categoria Participação da Comunidade na Saúde, o município mineiro de Simonésia foi o vencedor com o Projeto Mães Solidárias e Chá Maria’s de autoria de Aline Baia Nunes Feitosa, Otavia de Souza Fraga e Rose Mary Soti Cury. O projeto foi realizado em parceria entre a Secretaria de Saúde, Pastoral da Criança e a Secretaria de Assistência Social para promover a humanização da sociedade e reduzir a desigualdade social, enfatizar a importância da realização do pré-natal, orientar nos cuidados com o recém-nascido e consequentemente combater a mortalidade materna e neonatal.

cha.maria

Na categoria Atenção Básica, a experiência exitosa mineira vencedora foi a Cidadão Agente, Curvelo Consciente no Combate ao Aedes Aegypti. Integração de Agentes Comunitários e de Agentes de Endemias, de autoria de Albany de Souza, Gésia Aparecida Pinto Barbosa, Lucilene Pereira de Almeida Santos e Adenis Silveira de Sá. Diante da situação epidemiológica do Aedes aegypti foi elaborado, em novembro de 2017, um projeto de mobilização que tem como principal estratégia promover a integração dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) e os Agentes de Endemias (ACE’s), mediante ações de prevenção/controle das Arboviroses para fortalecer a prevenção e combate ao Aedes na Atenção Primária através da integração dos agentes que conscientizaram a população a participar efetivamente das ações de controle, tornando-as vigilantes no combate ao mosquito.

curvelo.albany

                                     Foto: CONASEMS

Na temática Vigilância em Saúde no Município, a experiência vencedora foi a do município de Arinos intitulada Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária e Viabilidade Econômica de autoria da Gestora Soraya Almeida Magalhães Vieira, projeto de consolidação de parcerias de abrangência regional denominado de Noroeste Empreendedor, liderado pelo Núcleo de Vigilância Sanitária da GRS/ Unaí, pela Associação dos Municípios do Noroeste de Minas, CONVALES e SEBRAE e outros 25 parceiros que fazem interface com a Agricultura Familiar e os MEI’s. A experiência promove a inclusão produtiva e o desenvolvimento sustentável por meio do trabalho em rede para agregação de valor, geração de renda e segurança alimentar e nutricional.

soraia.1