Seminário sobre a Portaria GM/MS 3.992 – Edição Uberlândia e Ituiutaba
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Seminário sobre a Portaria GM/MS 3.992 Edição Uberlândia e Ituiutaba

on 16 Abril, 2018

O COSEMS Regional de Uberlândia e de Ituiutaba, realizaram nesta quinta-feira (12/04), na Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (AMVAP), um seminário para esclarecer as principais dúvidas sobre as mudanças que a Portaria GM/MS 3.992, de 28 de dezembro de 2017, trouxe em relação a transferência dos recursos federais para as ações e os serviços públicos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Participaram do evento cerca de 78 pessoas, entre gestores de saúde, técnicos da área da saúde, contadores, técnicos da área contábil e técnicos das Unidades Regionais de Saúde, dos 27 municípios que compõe as Regiões de Uberlândia e Ituiutaba.

A Apoiadora Regional, Marcela Guedes, palestrou durante o Seminário e expôs diversos temas sobre os conceitos de saúde, e sobre a importância dos instrumentos da gestão do SUS estarem em consonância com os instrumentos orçamentários, além de explicar como consultar os recursos fundo a fundo após a publicação da portaria.

O Contador Reinaldo Cesar Felisbino, conduziu o tema principal da Oficina, esclarecendo as dúvidas dos presentes no evento, sobre as mudanças dos recursos federais para as ações e os serviços públicos do SUS.

Para a presidente do COSEMS Regional de Ituiutaba, Sandra Aparecida Barbosa Fernandes, a apresentação e discussão sobre as novas diretrizes da Portaria GM/MS 3.992, foi muito importante para os gestores de saúde dos municípios. “Espero que possamos fazer no final do ano, outra oficina para elucidar os avanços que ocorrerão daqui pra frente sobre a Portaria, é muito importante essa atualização”, explicou.

Segundo o gestor de Santa Vitória, Geraldo Xavier da Rocha Júnior, o seminário foi extremamente produtivo e esclarecedor. “Tendo em vista que existiam muitas dúvidas em relação à Portaria N° 3992, foi excelente a explicação dos palestrantes. Parabéns ao COSEMS pela iniciativa, esperamos que aconteçam mais oficinas em outras oportunidades”, afirmou.

O Tesoureiro do município de Santa Vitória, Robson Carvalho dos Santos, parabenizou o COSEMS pela excelente iniciativa da realização do evento. “O Seminário sanou nossas dúvidas e esclareceu da melhor forma possível a aplicação dos recursos, bem como a sua contabilização, demonstrando assim a parceria do COSEMS e dos municípios”.

O Secretário Municipal de Saúde de Monte Alegre de Minas e Presidente do COSEMS Regional de Uberlândia, Gustavo Vasconcelos ressaltou que a unificação dos blocos, sempre foi um anseio dos gestores e agora está caminhando para se concretizar. Ele ainda destacou que o Seminário foi uma experiência bastante positiva, pois serviu para esclarecer diversas dúvidas. “A contextualização da Apoiadora Marcela sobre o Sistema Único de Saúde, e a apresentação do contador Reinaldo, demostrou vários pontos importantes que eram dúvidas tanto dos gestores de saúde como dos técnicos dos municípios. Foi um momento importante para o fortalecimento da gestão na macrorregião Triângulo Norte”, ressaltou o secretário.