NASF de Santana da Vargem promove roda de conversa para gestantes
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

NASF de Santana da Vargem promove roda de conversa para gestantes

on 09 Agosto, 2019

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) do município de Santana da Vargem realizou nesta quarta-feira (07/08), no Centro Reviver, uma roda de conversa com as gestantes para esclarecer diversas dúvidas sobre a amamentação, desmistificando mitos sobre o tema e reforçando sua grande importância para a saúde do bebê e da própria mãe.

O encontro contou com a presença da nutricionista Adalise Daiane Vieira da Silveira, da fonoaudióloga Gabriela Amâncio Abreu, psicóloga Juliana Costa Rezende, fisioterapeuta Hendra Nayara Bento e das profissionais do Programa Saúde da Família (PSF), médica Dra. Natália Ribeiro Amorim e enfermeiras Paula Figueiredo, Ana Luiza Vieira, Crystiane Imesi de Figueiredo e a coordenadora da atenção básica Andrezza Souza Lima.

Durante a conversa, foi informado para as gestantes que a amamentação é a melhor maneira de alimentar a criança nos primeiros meses de vida, é ideal para o crescimento saudável e para o seu desenvolvimento. O leite materno é o alimento mais completo para os bebês, diminuindo as chances que ele desenvolva inúmeras doenças, como asma, alergias, rinite, bronquite, entre tantas outras. Além de beneficiar o bebê, a amamentação também favorece a mãe, pois, através desse ato, além de se criar um vínculo afetivo entre mamãe e bebê, a mãe se sente mais segura, menos ansiosa, seu útero volta ao tamanho normal rapidamente, além de apresentar menos chances de desenvolver anemia, hemorragias, câncer de mama e ovário. A mãe também estará menos propensa a sofrer com osteoporose e voltará ao peso normal com mais facilidade.

Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), “se todos os bebês fossem exclusivamente amamentados durante os seis primeiros meses de vida e continuassem a mamar até os dois anos de idade, quase um milhão e 300 mil crianças poderiam ser salvas, todos os anos, e outros milhares de meninos e meninas cresceriam mais saudáveis em todo o mundo”.

As profissionais propuseram as gestantes que façam um curso com os profissionais do NASF e do Programa Saúde da Família (PSF) do município, onde mensalmente ocorrerão encontros, onde elas receberão orientações dos diversos profissionais da saúde envolvidos.

nasdsantagestantes


Foto: NASF Santana da Vargem