Projeto “Representantes de Quarteirão” em Uberlândia é destaque
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Projeto “Representantes de Quarteirão” em Uberlândia é destaque

on 04 Janeiro, 2017

A experiência foi apresentada na 1ª Edição do Mapeamento de Experiências de Excelência no Cuidado à Pessoa Idosa

O Projeto “Representantes de Quarteirão” foi idealizado pelos membros do Conselho Local da Unidade Básica de Saúde – UBS do Bairro Brasil, em Uberlândia, em 2013 e agora as experiências foram apresentadas em Brasília, nesta terça (13/12) e quarta-feira (14/12), com o objetivo de dar visibilidade e incentivar a troca de experiências de boas práticas na gestão pública no campo da saúde da pessoa idosa.

O projeto “Representantes de Quarteirão”, da Rede de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa (RASPI), foi selecionado entre as 10 melhores experiências bem-sucedidas no Brasil na 1ª Edição do Mapeamento de Experiências de Excelência no Cuidado à Pessoa Idosa no Contexto Domiciliar. O evento é realizado pela Coordenação-Geral de Atenção Domiciliar (CGAD/DAHUE/SAS/MS) e Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa (COSAPI/DAPES/SAS/MS), do Ministério da Saúde, em cooperação técnica da OPAS/OMS Brasil.

Foi detectado pelos agentes que muitos idosos frágeis acamados ou com capacidades comprometidas e seus cuidadores encontravam-se com dificuldades referentes aos cuidados, seja por falta de informação, dificuldade de acesso à unidade de saúde, insuficiência familiar e de suporte social.

Cristiane Finotti, Referência Técnica da Rede de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, explica que um dos motivos pelo projeto ser escolhido foi devido à proposta ter partido do Conselho Local da UBS Brasil. “Foi a comunidade que detectou as necessidades daquele bairro. Quem precisa do atendimento domiciliar são pessoas mais dependentes e este atendimento não era efetivo devido o tamanho da população daquela unidade e a comunidade agiu para melhorar”.

Os “Representantes do Quarteirão” visam atender as pessoas na área de abrangência da UBS Brasil, utilizando estratégias como visitas domiciliares da equipe multiprofissional da UBS e conselheiros; introdução das práticas integrativas; capacitação para os cuidadores; educação permanente para equipe; promoção e prevenção da saúde e ações que visam proporcionar melhores condições de assistência.

Os membros do Conselho e a própria comunidade podem realizar o cadastramento e a atualização de dados dos idosos dependentes e repassar para a unidade de saúde. Esta, então, se organiza através de uma equipe multiprofissional (médico, enfermeiro, assistente social, dentista, biomédico com especialização em práticas integrativas e motorista) para o atendimento da demanda e ainda conta com a colaboração de conselheiros e membros da comunidade.

Além disso, as reuniões extraordinárias do Conselho Local são utilizadas para discussão de casos, capacitações, planejamento e avaliação. Ações intersetoriais são realizadas para melhorar o atendimento à população, assim como parceria para intervenções específicas como do Programa Melhor em Casa, Rede de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, Conselho Municipal de Saúde, Conselho Municipal do Idoso, Promotoria Pública e Universidades.