Atenção Básica e Vigilância em Saúde no combate à dengue em Patrocínio
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Atenção Básica e Vigilância em Saúde no combate à dengue em Patrocínio

on 07 Outubro, 2016

Com o objetivo de organizar os serviços de saúde os profissionais médicos e enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família, Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Controle de Endemias, representantes dos técnicos de enfermagem, e equipe multidisciplinar do NASF, foram convocados a participar de uma reunião no dia 22/09/2016. O objetivo foi o alinhamento das ações voltadas ao controle e redução dos riscos em saúde pelas Equipes de Atenção Básica e Vigilância em Saúde, visando ao enfrentamento do mosquito Aedes aegypti, no município de Patrocínio.

A ação faz-se necessária considerando o início da primavera, pois as chuvas são mais frequentes nesta época do ano e aumenta o perigo de água acumulada, local propício para a reprodução do mosquito transmissor da doença. “O controle das doenças virais Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya exige um esforço de todos os profissionais de saúde, gestores e população”, destaca o secretário de saúde, Wesley Faber Romão Siqueira.

É preciso que as ações relacionadas ao combate ao vetor sejam desenvolvidas pelas Equipes de Atenção Básica, integradas com as atividades dos profissionais da Vigilância em Saúde visitando, periodicamente, todos os domicílios e instalações públicas e privadas do município.

Na assistência à saúde, é importante que os serviços estejam organizados, com definição clara de seu papel dentro da rede assistencial.

As ações previstas incluem: visitas domiciliares para educação em saúde e combate ao vetor, desenvolvidas pelas Equipes de Saúde da Família, integradas com os profissionais da Vigilância em Saúde, observância ao fluxo de atendimento para a assistência ao paciente com dengue, já implantado no primeiro semestre de 2016 e estimulação da comunidade sobre o seu compromisso em modificar para melhor o espaço onde vivem e trabalham.

No período de 04 a 07/10/16 está agendado mutirão de mobilização social, com orientações e entrega de panfletos educativos casa a casa, instalações públicas e privadas pelos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Controle de Endemias, objetivando produzir mudanças no comportamento da população, buscando mais envolvimento e comprometimento das pessoas na prevenção e/ou eliminação dos focos do Aedes aegypti.