Saúde de Araxá treina equipe para combater surto de sífilis
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Saúde de Araxá treina equipe para combater surto de sífilis

on 03 Janeiro, 2017

A Prefeitura de Araxá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no dia 07 de dezembro, uma palestra-aula sobre sífilis para treinar e esclarecer os servidores da pasta sobre o atendimento e tratamento da doença. 

O Brasil vive uma epidemia de sífilis e nos últimos cinco anos a doença avançou de uma forma nunca vista. Segundo dados do Ministério da Saúde, a taxa de bebês com sífilis congênita em 2015 foi 13 vezes mais do que é tolerado pela Organização Mundial de Saúde e 170% a mais do que o registrado em 2010. A sífilis em gestantes teve aumento de 202%. Para sífilis adquirida (sífilis na população em geral) a taxa é de 42,7 casos a cada 100 mil habitantes.

Em Araxá, os casos contabilizados pela Vigilância Epidemiológica seguem estáveis em 2015 (121 casos) e 2016 (105 casos), mas a Secretaria Municipal de Saúde acredita que os números não representam a situação real e que existem muitos casos subnotificados, em que a pessoa contaminada não tem conhecimento da doença.

Causada por uma bactéria, a sífilis é transmitida por via sexual e da gestante infectada para o bebê. Para controlar o avanço da epidemia, é preciso que o tratamento seja feito pela pessoa infectada e por seu parceiro sexual. No caso de gestantes, a terapia tem de ser realizada nos primeiros meses da gravidez. Caso contrário, há um grande risco de o bebê ser infectado ainda durante a gestação e nascer com problemas que vão desde surdez até deficiência cognitiva.

A capacitação foi feita pela médica infectologista Jaqueline Ribeiro da Silva, da Secretaria Municipal de Saúde, para que o diagnóstico aconteça o mais cedo possível. Foi repassado aos funcionários como identificar os sintomas, como abordar o paciente, acompanhar o diagnóstico e o tratamento. 

O exame para saber se a pessoa tem sífilis é feito gratuitamente pela prefeitura no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que fica na rua Calimério Guimarães, 850, no Centro.