Em Araxá Palestra do Setembro Amarelo aborda prevenção ao suicídio
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Em Araxá Palestra do Setembro Amarelo aborda prevenção ao suicídio

on 02 Outubro, 2017

“Valorizar a vida ainda é o melhor remédio” foi o tema de palestra realizada no Teatro Municipal, na última segunda-feira, 25, em continuidade à programação do Setembro Amarelo. Com a presença de alunos do Instituto Foco e profissionais da Prefeitura, o tema suicídio foi abordado pelos palestrantes do Centro de Valorização da Vida (CVV) com destaques sobre a relevância da vida. Mostrou ainda as inúmeras formas de prestatividade às pessoas angustiadas ou que precisam de ajuda emocional ou psicológica.

“É importante abordamos nossa vivência no Centro de Valorização da Vida, e o papel dele na família, escolas e na comunidade em geral. Precisamos estar cada dia mais próximos da sociedade através dos meios de comunicação para manter todos mais informados. Hoje, o suicídio é um tema mais aberto. Em gerações passadas talvez acontecessem muitos, mas não se falava, pois era um tabu imenso”, afirmou o palestrante Morleno Rodrigues.

“A palestra foi válida para mostrar outra forma de abordar o tema suicídio. Toda a população tem capacidade de fazer uma escuta mais qualificada da pessoa com sofrimento mental. Baseado nas informações locais e da Organização Mundial de Saúde, nós de Araxá achamos por bem fazer essa campanha do Setembro Amarelo com toda a população em forma de alerta para um tema que carrega muitos receios no lidar”, afirmou a coordenadora do Setor de Saúde Mental, Lourdes Xavier.

Dados estatísticos de notificações realizados pela Secretaria Municipal de Saúde apontam que em 2016, foram 42 tentativas e oito suicídios consumados. De janeiro a junho de 2017 foram seis suicídios e 30 tentativas. As atividades do Setembro Amarelo em Araxá são pautadas no tema “Escutar é salvar vidas”. Durante todo o mês foram realizadas panfletagens, soltura de balões e palestras nas salas de espera das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e escolas.

Para esclarecimentos e tratamento de quadros clínicos que podem incitar ao suicídio, o Serviço de Saúde Mental de Araxá oferece atendimento aos usuários portadores de sofrimento mental por demanda espontânea e/ou por encaminhamento nas quatro unidades básicas de saúde; nos CAPs Maria Pirola e AD (álcool e outras drogas); e PAM, nos casos de urgências.

O atendimento de prevenção ao suicídio pelo Centro de Valorização da Vida é feito 24h por dia, durante todo o ano pelo número 141. No site do CVV também é possível conversar por chat ou skype.