Inauguração da Farmácia Solidária e nova sede da Central de Ambulâncias em Uberaba
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Inauguração da Farmácia Solidária e nova sede da Central de Ambulâncias em Uberaba

on 06 Setembro, 2017

A farmácia tem como foco a questão social, sendo tudo feito dentro da legalidade, seguindo as normativas da Anvisa, bem como a questão de economicidade, pois a antiga Farmácia Popular despendia o valor do aluguel, sendo R$ 60 mil/ano, que agora serão utilizados para novos investimento na Saúde.

No tocante a Central de Ambulância, o foco da mudança foi para melhorar a logística, mas que também teve impacto na economia. “Todos os equipamentos foram importantes nos locais em que estavam, mas o momento é para economicidade e gestão eficiente. Política Pública de Saúde é cara e temos que trabalhar com eficiência, resultado, economicidade e com bom atendimento", diz Iraci – Secretário Municipal de Saúde de Uberaba.

Os medicamentos que serão doados pela Farmácia Solidária à população serão obtidos a partir de doações da comunidade, médicos, propagandistas e distribuidoras de medicamentos do município. O material recebido a partir de doações passará por uma triagem e, posteriormente, será disponibilizado aos interessados. Para receber os medicamentos gratuitamente será necessária a apresentação da receita médica, documento e cartão do SUS. “Também será feito um cadastro de procura de medicamentos que não são disponibilizados pelo município e pelo estado. Quando medicamentos deste cadastro chegarem à Farmácia Solidária por meio de doações, entramos em contato com as pessoas”, conta Gabriela.

Mônica Yamauchi, responsável pela Central de Ambulâncias, explica que o novo local oferece um espaço maior, com mais conforto para que um serviço com maior qualidade seja prestado à população. “Com o novo espaço, mais amplo, podemos atender melhor aos pacientes que precisam desse serviço, que são as pessoas que têm dificuldade em se locomover em outros transportes. São pacientes de hemodiálise, quimioterapia, radioterapia, pacientes que receberam alta de hospitais ou realizam tratamento em outras cidades e estados, como Belo Horizonte – MG, Brasília – DF, Barretos – SP”.

Depoimento: Prefeito Paulo Piau – “Estamos cumprindo o que a população determinou que o gestor faça, que é cuidar da saúde das pessoas, e aos poucos estamos avançando nos serviços prestados. Vamos conseguir atender muita gente, aproveitando também o que fica em casa, que está dentro do prazo de validade e não usamos. É uma iniciativa formidável, pois agregamos aqui a parte social e também técnica, pois agora o Distrito II de Saúde também tem a farmácia popular. Também gera economia, pois a unidade está em prédio próprio”.