Matriciamento em Saúde Mental na Atenção Primária em Saúde em Uberaba.
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Matriciamento em Saúde Mental na Atenção Primária em Saúde em Uberaba.

on 25 Agosto, 2017

A proposta surge da percepção quanto à crescente demanda populacional por atendimento psiquiátrico e psicológico, o reduzido número de profissionais especializados na área, a dificuldade de manejo dos pacientes por profissionais não especializados e a própria política de saúde mental do Ministério da Saúde.

Diante do cenário, a Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba decide, em fevereiro de 2017, ampliar o Projeto de Matriciamento em Saúde Mental no Município. Surge assim o esboço inicial da ampliação do projeto, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, ampliando a vanguarda do cuidado em Saúde Mental que o Município já possui, já que tem os primeiros serviços substitutivos em saúde mental do Brasil.

Após a construção do projeto inicial e tendo em vistas seus objetivos, iniciamos uma etapa de coleta de informações e sugestões dos diversos integrantes da rede de saúde municipal, incluindo profissionais de saúde, gestores e até mesmo usuários, para que pudéssemos alinhar o conteúdo teórico construído com a realidade do município. As informações foram colhidas em reuniões com os gestores da atenção básica, gestores da atenção especializada, profissionais da saúde e em visitas as unidades de saúde. Além disso, aplicamos um questionário para obter informações das unidades e para analisarmos a viabilidade do projeto de matriciamento.

A próxima etapa que se estende até Dezembro de 2017, consiste na capacitação dos servidores de nível médio e superior (Agentes Comunitários de Saúde, Auxiliares de Saúde Bucal, Dentistas, Enfermeiros, Médicos, Psicólogos e demais). Estão inscritos em capacitação 426 servidores, distribuídos em 09 turmas.

Após a capacitação, serão iniciados os atendimentos das pessoas com demandas de saúde mental em Janeiro de 2018, em todas as unidades da Atenção Primária, com a supervisão da Equipe de Matriciamento, composta por médico Psiquiatra e Psicólogos.

Com a implementação da proposta, objetiva-se a estruturação da rede, melhoria da comunicação com os demais serviços, definição clara dos papéis de cada serviço, compartilhamento do cuidado de saúde mental com as Unidades Básicas de Saúde, capacitação dos profissionais, contribuindo para melhoria do acesso, efetividade do cuidado, integralidade da atenção e consequente qualidade de vida da população.

Depoimento de Sérgio Henrique Marçal, Diretor da Diretoria de Atenção Psicossocial:
“A ação de ampliação do trabalho de Matriciamento em Saúde Mental para toda a Atenção Básica do Município com a capacitação de TODOS os servidores é pioneira na Saúde Mental de Uberaba. Em nenhum momento da história de cuidados na área todos os trabalhadores foram capacitados com Plano de Ensino elaborado a partir de diagnóstico que responda às necessidades técnicas dos trabalhadores e demandas assistenciais da população. A perspectiva que o Projeto traz representa marco no sentido da integralidade do cuidado em Saúde Mental e quebra de paradigmas inclusive quanto ao modelo de atenção na área no Brasil, altamente especializado no momento, alinhando-se às preconizações da literatura científica na área e às recomendações do Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde. Trata-se de avanço que certamente representará ganho para todos os envolvidos e permitirá o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial do Município, contribuindo para a saúde e qualidade de vida da população”.