Síndrome Nefroneural é tema de capacitação para Médicos e Enfermeiros da Atenção Primária
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Síndrome Nefroneural é tema de capacitação para Médicos e Enfermeiros da Atenção Primária

on 07 Fevereiro, 2020

A Secretaria Municipal de Saúde com o apoio da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá promoveu na tarde de segunda-feira (27/01), no Salão Vermelho da Prefeitura, uma capacitação sobre a Síndrome Nefroneural e Arboviroses, aos profissionais Médicos e Enfermeiros que atuam nas Unidades de Saúde nas Equipes de Estratégia de Saúde da Família do município.

O Enfermeiro da Vigilância Epidemiológica, Fábio Ribas, ministrou uma palestra sobre o tema destacando os sintomas, fluxo de atendimento, exames a serem realizados em caso de suspeita da Síndrome Nefroneural e a importância de realização da notificação dos casos em até 24 horas, feita pelo profissional de saúde responsável pelo atendimento.

Ainda no encontro, Fábio apresentou a lista das cervejas da marca Backer, com a sugestão de não consumo divulgada pela ANVISA. Foram dadas orientações quanto à destinação correta dos frascos das bebidas para quem possuir em casa e/ou comércio. "Esses encontros de alinhamentos para conduta e manejo de pacientes com suspeita por intoxicação exógena por Dietilenoglicol, são importantíssimos devido ao aumento de casos suspeitos e a dificuldade no diagnóstico pelo manejo clínico devido à especificidade desta intoxicação. Devido a esse cenário torna-se crucial esse alinhamento com a Atenção Primária, por ser a porta preferencial  para os serviços de saúde e pelo fato do ACS, ter acesso à casa das famílias, até para orientar e sensibilizar sobre o não consumo de cervejas da Backer, conforme recomenda a ANVISA, às famílias e o correto destino” afirmou o enfermeiro.

A Coordenadora da Vigilância Epidemiológica e ambiental, Sandra Regina Kilesse, também apresentou informações sobre arboviroses e a conduta clínica, ressaltando os sintomas e reforçando a necessidade da notificação.

sindromeneugfral