Curvelo realiza combate ao Aedes aegypti
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Curvelo realiza combate ao Aedes aegypti

on 25 Abril, 2016

Durante o ano de 2016 (janeiro a dezembro), o município de Curvelo irá desenvolver ações de combate ao Aedes Aegypti no município.

Os Educadores em Saúde estão realizando palestras nas instituições de ensino, empresas, unidades de saúde, associações comunitárias, entre outros. O objetivo é informar a todos sobre a real situação epidemiológica e as medidas preventivas e de controle em relação ao Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. Estão sendo realizadas reuniões, panfletagem, afixação de cartazes, teatro de fantoches, oficina com materiais inservíveis, visita às empresas, visitas domiciliares com os agentes de endemias e agentes comunitários de saúde, divulgação em rádios, redes sociais, jornais, conscientização sobre reciclagem do lixo, atendimento às denúncias , reuniões com ACEs ,Supervisores e Coordenadores, entrega de ofícios e a realização de Projetos para a Zona Rural e Urbana no controle da Dengue no município. E retomada do “Projeto Cidadão Agente, Curvelo Consciente no combate à Dengue”.

O referido projeto foi criado e desenvolvido pelo Setor de Educação em Saúde de Curvelo no ano de 2013. Este foi premiado no ano de 2014 pelo Governo do Estado como "Ações exitosas no combate à Dengue" e eleito um dos melhores projetos no combate à Dengue em Minas Gerais. O objetivo principal da retomada desta ação de mobilização é conscientizar a população curvelana no combate ao vetor transmissor da Dengue, Febre Zika e Chikungunya (Aedes aegypti), através da premiação dos moradores "modelos", que mantiverem seus respectivos imóveis livres de infestação do vetor da dengue e/ou de acúmulo de materiais passíveis de proliferação para o Aedes aegypti.

Durante as visitas domiciliares realizadas pelos Agentes de Endemias no combate à Dengue, os imóveis que estiverem dentro dos parâmetros preconizados pelo Ministério da Saúde (sem foco do mosquito transmissor da Dengue e/ou sem acúmulo de materiais/criadouros que possam vir a proliferar o vetor), os moradores estão recebendo um cupom que deverá ser preenchido e depositado em uma urna que ficará a disposição no Departamento de Vigilância Sanitária/Vigilância Ambiental, localizado na Rua Desembargador Fleury, 30, Centro. Mensalmente, até o mês de MARÇO/2016, os cidadãos modelos no combate à Dengue concorreram a vários brindes.

Até o mês de junho, os Educadores em Saúde foram designados a compor a Equipe de Saúde da família, por determinação municipal, acompanhando e auxiliando os agentes comunitários de saúde durante as visitas domiciliares no combate ao Aedes aegypti.

Parceiro: Secretaria de Saúde, Secretaria de Trânsito, Secretaria Municipal de Educação, COPASA, CDL, ROTARY, Rádio Centrominas, Rádio Comunitária, Rádio Milênio, Superintendência Regional de Ensino, Secretaria de Cultura, Instituições Religiosas, Associações Comunitárias, Policia Militar, Polícia Militar do Meio Ambiente e Trânsito, Rádio Comunitária FM, Casa da Vaca, Desinsetizadora Lider, etc.