Programa de capacitações da Secretaria Municipal de Saúde de Sete Lagoas abrangeu mais de 1300 servidores nos últimos meses
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Programa de capacitações da Secretaria Municipal de Saúde de Sete Lagoas abrangeu mais de 1300 servidores nos últimos meses

on 03 Junho, 2019

Entre capacitações, treinamentos e reuniões de matriciamento, mais de 1300 servidores da Secretaria Municipal de Saúde foram atendidos pelo Núcleo de Educação em Saúde da SMS desde quando teve início o programa, em julho de 2018.

Funcionários dos mais diversos setores tiveram oportunidades de aperfeiçoar suas habilidades e capacidades técnicas, além de ser instruídos sobre formas de melhorar seus relacionamentos interpessoais no ambiente de trabalho. "Desde a forma como o paciente é acolhido nas mais diversas unidades de saúde, passando pela manejo clínico de algumas doenças até o relacionamento entre servidores e seus colegas e chefias, o NES, Núcleo de Educação em Saúde, tem buscado abarcar várias vertentes”, explica Glacy Maciel, assessora chefe de Gestão de Pessoas.

Os treinamentos buscam qualificar profissionais dos mais variados níveis. Médicos, coordenadores, supervisores, diretores, atendentes, auxiliares de serviços gerais e técnicos, o programa de capacitações passa por todos os setores da SMS. Entre eles, os novos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias, aprovados recentemente no último processo seletivo realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, que receberam capacitação introdutória antes de assumirem seus novos postos de trabalho. “Com isso, somos capazes de promover não só a ambientação desses novos profissionais, como também qualificá-los, tecnicamente, para as tarefas que passarão a exercer”, conta Liliani Pires, pedagoga do NES.

Programa contra o assédio

O Núcleo de Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o CEREST, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador tem trabalhado em uma importante missão: o combate ao assédio no ambiente de trabalho.

A iniciativa surgiu depois que profissionais do CEREST, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, identificaram um crescente número de queixas de assédio por parte de trabalhadores da SMS. “Nos nossos atendimentos, foram relatados tanto casos de assédio moral, quanto sexual, o que nos preocupou muito, pois esses episódios podem ter graves consequências não só na produtividade, mas principalmente na saúde mental do trabalhador”, conta Glacy Maciel, que está à frente do NES e do setor de Recursos Humanos da Secretaria.

O assédio é caracterizado pela exposição dos trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções. Para combater essa prática, estão sendo realizadas, desde janeiro, reuniões semanais com funcionários de todos os setores. “Estamos trabalhando para conscientizar nossos servidores para que, tanto assediadores quanto assediados, tenham ciência de como funciona esse processo. Queremos garantir um ambiente de trabalho saudável e agradável, pois isso, diante de todas as dificuldades que vivemos, é o mínimo que nossos servidores merecem”, esclarece a equipe do CEREST.

 

SETSLA

Texto e foto: SMS de Sete Lagoas