Vigilância Sanitária capacita manipuladores de alimentos em Sete Lagoas
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Vigilância Sanitária capacita manipuladores de alimentos em Sete Lagoas

on 02 Outubro, 2018

A Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, por meio da Vigilância Sanitária, realizou o curso de Orientações Técnicas para Manipuladores de Alimentos, no auditório do SindComércio, com o objetivo de capacitar os profissionais nos procedimentos de higiene e na realização de processos adequados que contribuam para garantir a segurança dos alimentos, conforme exigências da Vigilância Sanitária.

O curso foi ministrado pela nutricionista Betânia Diniz e abordou as Boas Práticas de Manipulação de alimentos contando com a participação de aproximadamente 83 manipuladores de alimentos de diversas áreas de atuação. A auxiliar de Cozinha, Márcia Fatima Alves Fernandes ressaltou a importância da capacitação na profissão. “Aprendemos como prevenir a contaminação de alimentos e como fazer a higienização dos mesmos. Considero que um dos temas mais importantes abordados na capacitação, foi à conscientização para fazer um trabalho bem feito e organizado, visando sempre à saúde das pessoas. Todos os temas foram de muito valor”, disse.

O supervisor de açougue, Wagner Aparecido de Paula Diniz, analisou sobre a necessidade de destacar sobre contaminação dos alimentos, porque um alimento contaminado pode prejudicar a saúde dos clientes, por isso a seriedade de manipular de forma apropriada os alimentos. “Achei muito interessante saber sobre a limpeza semanal das caixas d'agua. Isso é muito sério, porque tudo depende de água, ela não pode estar suja. Acho que todos nós podemos melhorar um pouco mais a cada dia, ainda mais falando de saúde. Eu trago em mim uma insatisfação positiva, ou seja, querer mais e melhor, atender o meu cliente com produtos de qualidade e sem contaminação”, explicou.

De acordo com a Superintendente de Vigilância Sanitária, em Sete Lagoas, Márcia Vilaça o município realiza um treinamento periódico para atender os estabelecimentos que estão iniciando as atividades e empresas que queiram aperfeiçoar os novos funcionários. “O curso faz parte de um trabalho contínuo de educação e saúde realizado pela Vigilância Sanitária. A capacitação de manipuladores de alimentos é uma alternativa para aumentar a qualidade de serviço de alimentação e seus produtos”, afirmou a superintendente.

vigilancia