Fórum Perinatal debate sobre atividade física na gestação
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Fórum Perinatal debate sobre atividade física na gestação

on 04 Setembro, 2018

A Secretaria Municipal de Saúde de Sete Lagoas, promoveu mais uma edição do Fórum Perinatal no dia 28 de agosto, na Casa da Cultura, com o objetivo de discutir a atividade física na gravidez. O Fórum foi apresentado pelo Dr. Cláudio de Melo Baptista, da ESF São João, médico do esporte titulado pela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, e médico de Família e Comunidade pela Sociedade Brasileira de Medicina da Saúde de Família e Comunidade.

Diversos profissionais, como o Thiago Macedo Alves, graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa, fisiologista do exercício pela Universidade Gama Filho e profissional de Educação física do NASF Santa Rosa, e Sâmia Fonseca Augusto, graduada em Nutrição pelo Centro Universitário de Sete Lagoas e pós-graduada em Nutrição Clínica pela Faculdade São Camilo, nutricionista do NASF Progresso, além de outros profissionais médicos, enfermeiros da Atenção Primária, Maternidade e componentes do NASF de Sete Lagoas e municípios vizinhos estiveram presentes no Fórum, que reuniu 110 pessoas.

O tema foi abordado de maneira objetiva para estimular com segurança cada profissional, sobre uma visão da atividade física na gestação. Segundo a Fonoaudióloga do Nasf Luxemburgo, Taysa Silva, “essa troca de conhecimento enriquece todos nós!’’, disse.

Após as consultas de pré-natal, as gestantes são encaminhadas ao educador físico do Nasf de referência da sua unidade para avaliação física e indicação do melhor exercício. Durante o fórum, foram discutidas algumas indicações absolutas, casos de mulheres que não podem fazer atividades físicas, e relativas, as que podem realizar atividades leves. De acordo com o Dr. Cláudio de Melo, “As indicações absolutas se referem a doenças cardiovasculares com repercussão hemodinâmica, incompetência istmo-cervical ou cerclagem, gestação múltipla com risco de prematuridade, anemia severa, pré-eclampsia ou diabetes gestacional, ruptura de membranas, entre outros”, conta. Ele também explica o que são as indicações relativas. “São as gestantes que possuem anemia, bronquite crônica, obesidade mórbida, baixo peso extremo, feto com crescimento intrauterino retardado, sedentarismo grave, tabagismo pesado, entre outros”, finaliza.

sete222