Encontro Macrorregional Centro Sul para atualização da Febre Amarela em Minas
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Encontro Macrorregional Centro Sul para atualização da Febre Amarela em Minas

on 29 Janeiro, 2018

Aconteceu na manhã do dia 17/01/2018, na Pousada Pequena Tiradentes, na Cidade de Tiradentes o Encontro Macrorregional Centro Sul para atualização da Febre Amarela em MG.

A convite das regionais de saúde, estiveram presentes gestores, coordenadores da atenção primária, enfermeiros e coordenadores de endemias.

Rodrigo Fabiano do Carmo Said, Subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde do Estado de Minas Gerais conduziu a apresentação da atual situação da febre amarela silvestre em Minas Gerais:
Em 2016/2017 foram 475 casos confirmados de febre amarela em humanos, 313 obtiveram cura e 162 foram a óbito.

De julho de 2017 até o atual momento, nós tivemos em Minas Gerais 104 municípios que detectaram ocorrência de epizootia, sendo destes confirmadas epizootias em 21 municípios mineiros, dentre eles municípios da Região de Barbacena e São João Del Rei.
Os Dirigentes das Regionais de Saúde de Barbacena e São João Del Rei alertam que existindo a circulação do vírus de febre amarela silvestre é importantíssimo a vacinação. Informado que não existe confirmação da doença em humanos nessas regiões, ainda assim a vacina é garantia para não adquirir a doença.

Foi apresentado o fluxo de atendimento tendo o SAMU como aliado, informado a necessidade de notificações em tempo hábil, apresentado o Manejo Clinico e enfatizado a importância dos municípios em sensibilizarem a população a vacinarem, houve uma roda de conversa entre os participantes que tiveram duvidas sanadas e estratégias a serem realizadas nos territórios para que se consiga o maior índice de pessoas vacinadas possível.