Palestra “Boas Práticas de Higiene na Manipulação de Alimentos” em Resende Costa
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Palestra “Boas Práticas de Higiene na Manipulação de Alimentos” em Resende Costa

on 05 Outubro, 2017

No dia 26 de setembro de 2017, a Vigilância Sanitária (VISA), por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde de Resende Costa, promoveu a palestra "Boas Práticas de Higiene na Manipulação de Alimentos". A palestra foi ministrada por Aroldo Carvalho Castanheira do SENAC no Centro Pastoral Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Penha de França em Resende Costa.

Participaram da palestra proprietários e colaboradores de restaurantes, supermercados, bares, cantinas, agroindústrias, dentre outros.

A palestra teve como intuito abordar os procedimentos que devem ser adotados por serviços de alimentação a fim de garantir a qualidade higiênico-sanitária e a conformidade dos alimentos com a legislação sanitária.Toda manipulação de alimentos requer cuidados básicos para garantir a segurança alimentar e prevenir riscos à saúde dos consumidores. Quem produz, coleta, transporta, recebe, prepara e distribui o alimento é considerado manipulador de alimentos. A higiene e a segurança são de fundamental importância para controlar a contaminação.

A palestra informou sobre os cuidados que os manipuladores de alimentos devem-se atentar para evitar as doenças causadas pelo consumo de alimentos contaminados, ou seja, prevenir as Doenças Transmissíveis por Alimentos – DTAs.

No final da palestra houve um sorteio do livro “Gastronomia sustentável faz bem” da Editora SENAC.

Segundo o coordenador da VISA de Resende Costa, Fábio Roberto Ferreira, a palestra foi um sucesso, pois atraiu um grande número de pessoas. “Há tempo a VISA vem orientando os comerciantes, sem um retorno adequado, sobre a importância de manusear adequadamente os alimentos. A palestra mostrou para os comerciantes que com uma manipulação adequada dos alimentos e um ambiente apresentável eles só têm a ganhar, pois obterão mais lucro, além de não acarretar nenhum risco para a população”, afirmou o coordenador.